Arouca, Cultura, Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Vale de Cambra

CULTURA/BREVES

Notícias breves de Cultura sobre acontecimentos marcados para este fim-de-semana no agrupamento de municípios do Entre Douro e Vouga.

AROUCA

«Ilustração no feminino» no museu municipal

«Ilustração no feminino» é o título da exposição patente a partir de domingo no Museu Municipal de Arouca.

São cerca de 100 quadros de mais de 30 ilustradoras de literatura infantil, que dão vida ao conto russo «A minha mãe é a mulher mais bela do mundo».

A exposição inaugural ocorreu durante a primeira edição do Encontro Nacional de Ilustração no Feminino, promovido em Outubro de 2008 pela Junta de Freguesia de S. João da Madeira.

Inserida na evocação do Ano Internacional do Diálogo Intercultural, a mostra é um repto à compreensão da diversidade nas relações humanas e nas formas de arte.

O Museu Municipal de Arouca tem portas abertas de terça-feira a domingo, entre as 09:00 e as 12:30 e entre as 14:00 e as 17:30.

OLIVEIRA DE AZEMÉIS

«Lagarta, lagarta…e outros bichos do jardim»

O programa «Há Domingos Assim», dirigido ao público infantil, apresenta este domingo, às 15:00, o espectáculo «Lagarta, lagarta…e outros bichos do jardim» no cine-teatro Caracas, em Oliveira de Azeméis.

Os elementos da companhia «Mc Dance Group» vão estar no palco para «explicarem» às crianças, através da dança, o ciclo de vida das borboletas, as estações do ano, a vegetação, os problemas ambientais e até a amizade.

É uma história simples e divertida – onde será abordada ainda a desflorestação e a extinção das espécies num ambiente pedagógico e ambiental – que pode ser vista pelas crianças, acompanhadas pelos pais.

S. JOÃO DA MADEIRA

Conversas sobre teatro

A segunda sessão do ciclo «Palcos e Cenas» decorre hoje, às 21:45, nos Paços da Cultura, em S. João da Madeira.

João Cantiga Esteves (economista e professor universitário), Sidónio Pardal (arquitecto) e Pedro Nuno Santos (deputado) – com moderação de Ana Rita Clara, da SIC – falam sobre teatro.

«Conversar com eles sobre Teatro e da importância do mesmo nas suas vidas será, no mínimo, um desafio», explicam os docentes envolvidos no projecto «Espaço Aberto» da Escola Secundária Serafim Leite, a quem cabe a organização do ciclo «Palcos e Cenas», em parceria com a Câmara Municipal.

SANTA MARIA DA FEIRA

«100 Anos da Linha do Vale do Vouga»

O Museu Municipal Convento dos Lóios, em Santa Maria da Feira, recebe a exposição «100 Anos da Linha do Vale do Vouga», patente até meados de Fevereiro.

A mostra, que está a percorrer os sete concelhos servidos pela ferrovia, pode ser vista todos os dias entre as 09:00 e as 17:00.

Esta exposição itinerante enquadra-se no programa comemorativo da Linha do Vale do Vouga, cujo primeiro troço (Espinho-Oliveira de Azeméis) foi inaugurado no dia 23 de Novembro de 1908, por D. Manuel II.

VALE DE CAMBRA

Pintura e desenho na biblioteca

«Eterna Inquietude» é o título da exposição de pintura e desenho – da autoria de Vítor Ferreira – a inaugurar sábado na Biblioteca Municipal de Vale de Cambra.

Durante a cerimónia de inauguração, marcada para as 21:00, o escritor portuense António Rebordão Navarro apresenta os livros «Romagem a Creta» e «27 Poemas», publicados pela «Edium Editores».

A exposição está patente até 21 de Fevereiro de segunda a sexta-feira (10:00-18:00) e aos sábados (10:13).

Artigo AnteriorPróximo Artigo