Arouca, Economia, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia

Agência de Desenvolvimento Regional é promotor local do programa «Formação PME»

A Agência de Desenvolvimento Regional de Entre Douro e Vouga (ADREDV) é uma das 29 entidades beneficiárias do programa «Formação PME», gerido pela Associação Empresarial de Portugal, anunciou fonte da instituição.

O programa «Formação PME» – já na sexta edição – é dirigido a micro, pequenas e médias empresas até 100 trabalhadores, tendo como missão ajudá-las a melhorarem os seus negócios.

No projecto, dinamizado pela ADREDV, estão envolvidas 25 empresas nesta primeira fase que se prolonga até finais de 2009, mobilizando uma equipa técnica constituída por cerca de 30 formadores e consultores.

A segunda fase – a decorrer durante 2010 – congregará mais um lote de 25 empresas.

«Nesta primeira fase participam empresas de praticamente todos os ramos de actividade, oriundas da região Norte, que ao aderirem a este programa ambicionam melhorar as qualificações dos seus dirigentes e colaboradores», disse o coordenador da ADREDV, Elísio Mata, em declarações à EDV Informação.

«Além de possibilitar a capitalização das boas práticas das edições anteriores, pretende-se com esta iniciativa situar a execução a um nível mais próximo da excelência», explicou o responsável.

Colocar ao dispor dos participantes «know-how» e orientar a empresa numa linha de acção estratégica constam do modelo de intervenção do programa formativo. Um dos princípios é valorizar a participação activa dos dirigentes e colaboradores, fomentando o trabalho por objectivos.

«Trata-se no fundo de uma consultoria e formação à medida das necessidades do meio empresarial», referiu Elísio Mata.

«A ideia do programa, financiado a 100 por cento, é permitir fazer diferente para fazer melhor, ajudando a melhorar a produtividade de cada uma das empresas envolvidas», acrescentou.

Enquadrado no POPH – o programa que concretiza a agenda temática para o potencial humano inscrita no Quadro de Referência Estratégico Nacional -, o «Formação PME» contempla sete milhões e 272 mil euros, abrangendo 1.700 empresas até 2010.

A sessão de abertura do programa decorre quarta-feira, a partir das 16:30, no auditório do Museu da Chapelaria de S. João da Madeira.

Artigo AnteriorPróximo Artigo