Educação, Sociedade, Trofa

Município da Trofa aposta na sensibilização ambiental com várias iniciativas dedicadas a crianças e adultos

A Câmara Municipal da Trofa investe na sensibilização e informação da população trofense e das crianças em particular no âmbito do ambiente e de outras questões que abrangem a sociedade actual, levando a cabo diversas campanhas que visam introduzir a vertente humana nos problemas ambientais, criar ambientes de animação e convívio em torno de uma preocupação comum, criar um espaço com características pedagógicas e lúdicas adaptadas ao público escolar, privilegiando-se situações de interactividade, de criatividade e imaginação, de forma a criar sensibilização ambiental e alertar para a prevenção e segurança.

Para tal, está prevista para Julho de 2009 uma Campanha do Dia Mundial do Ambiente denominada “EcoPARTY”, na qual se irá proceder à atribuição dos prémios às escolas vencedoras do Programa Educativo “Ambiente Seguro” que está agora a decorrer, surgindo também como forma de assinalar o Dia Mundial do Ambiente.

Ainda em Julho de 2009 irá decorrer a campanha “Verão em Segurança com bom ambiente” com a realização de uma exposição itinerante, como meio de sensibilização ambiental e alertando para a prevenção e segurança.

Em Setembro de 2009 está prevista a Campanha “Ouvir e Respirar é Preciso” que consiste na criação de um espaço expositivo, de informação e acção ao longo de cinco dias, num espaço central do concelho, incluindo Jogos Pedagógicos, uma Caminhada “Caminhar em Silêncio pela Qualidade do Ar” e um Stand de rastreios médicos.

Já nos meses de Outubro e Novembro de 2009 reserva-se o “Espaço Tinoni”, com a temática da protecção Civil e dedicado à população em geral, com especial enfoque nos alunos das escolas do concelho.

A decorrer encontra-se o programa educativo “Ambiente Seguro”, que teve inicio já em Novembro de 2008, e que se dirige aos jardins-de-infância e às escolas do 1º, 2º e 3º ciclos do concelho da Trofa.

Os principias objectivos deste programa educativo é a criação de actividades de ocupação de tempos livres e a sensibilização para a importância do ambiente na vida.

A Câmara Municipal da Trofa promove também acções de formação acerca das temáticas do ruído, saúde e ambiente, através da Campanha “Escolas ON, Escolas IN”, dedicada à população escolar, especialmente do 2º e 3º ciclo.

Desta forma, o município da Trofa faz chegar à população em geral e, especialmente às crianças, medidas de protecção ambiental e acções de sensibilização acerca de diversas temáticas, contribuindo para a responsabilização da sociedade de forma lúdica mas objectiva. 

Artigo AnteriorPróximo Artigo