Educação, Sociedade, Trofa

Programa Educativo “Ambiente Seguro” promove defesa ambiental nos jardins-de-infância e escolas da Trofa

A Câmara Municipal da Trofa promove o programa educativo “Ambiente Seguro”, que teve inicio já em Novembro de 2008, e que consiste num concurso com a duração de um ano, dirigido aos jardins-de-infância e às escolas do 1º, 2º e 3º ciclos do concelho da Trofa.

Cada nível de ensino tem diferentes temas, estando o 1º ciclo encarregue da temática da qualidade do ar e os jardins-de-infância trabalham a temática da protecção civil.

O concurso terá diferentes especificidades, de acordo com os níveis de ensino que o integram. Assim, para cada nível de ensino, a campanha “Ambiente Seguro” assenta em diferentes objectivos, todos eles com o princípio comum da adopção de boas práticas diárias ambientais e cívicas.

Os principias objectivos deste programa educativo é a criação de actividades de ocupação de tempos livres, a sensibilização para a importância do ambiente na vida alertando para os perigos a que este está actualmente sujeito e o despertar desde cedo nos alunos a consciência cívica da educação ambiental, de modo a que se tornem adultos responsáveis nesta vertente.

A escola vencedora do 1° Ciclo e o vencedor do “Clube da Protecção Civil” do 2º e do 3º ciclos terão como prémio um computador portátil. A todas as escolas será ainda atribuído um Diploma de vencedor/participação. A Atribuição de prémios será feita aquando do evento “EcoPARTY”, que assinala o Dia Mundial do Ambiente e que culmina com o fim do ano lectivo. 

Artigo AnteriorPróximo Artigo