Póvoa de Varzim, Sociedade

Casa Santa Maria da Estela arrecada mais de 13.300 euros em jantar de beneficência – P. Varzim

     A Comissão de Protecção de Crianças e Jovens da Póvoa de Varzim conseguiu angariar mais de 13 300 euros para a reconstrução do lar de crianças e jovens Casa Santa Maria da Estela com o jantar de beneficência de dia 23, no qual participaram 530 pessoas.
         A verba foi conseguida, não só com o valor de 20 euros que pagou cada um dos participantes no jantar, mas também com o leilão de um quadro, de uma bola assinada pela equipa do Varzim Sport Club e com donativos que foram sendo enviados para a Comissão por pessoas e instituições interessadas em contribuir para esta causa.
            O quadro, da autoria de Rui Biachi foi leiloado durante o jantar, que decorreu nas instalações da Associação Cultural e Recreativa da Matriz, tendo rendido 640 euros para esta causa. A bola, assinada pela equipa do Varzim, foi também leiloada por 500 euros e houve ainda mais de 1200 euros que foram conseguidos através de donativos e da generosa contribuição de muitos que quiseram pagar mais do que os 20 euros estipulados para o jantar de beneficência.
            Os montantes conseguidos e a generosidade com que particulares, instituições, empresas e juntas de freguesia contribuíram para esta causa, são sublinhados pela organização, que se declara bastante satisfeita com o resultado do jantar de angariação de fundos e agradece o contributo de todos, nomeadamente do Centro de Saúde da Póvoa de Varzim, do Hospital São Pedro Pescador, A Beneficente, Instituto Maria da Paz Varzim, Santa casa da Misericórdia, Instituto Madre Matilde, Bombeiros Voluntários, Segurança Social, Centro Paroquial de Terroso, Centro Paroquial de Navais, O Regaço, Polícia de Segurança Pública, GNR, Ministério Público, Associação de Pais do agrupamento Flávio Gonçalves, todas as associações culturais e recreativas do concelho, Projecto de intervenção de Apoio à Comunidade (PIAC), Rede Social, Lions Club, Rotários, agrupamentos de escolas de Aver-o-Mar e Cego do Maio, Grande Colégio, todas as forças políticas do concelho, Juntas de freguesia da Póvoa de Varzim, Aver-o-Mar, Terroso, Navais, Estela, Laundos, São Pedro de Rates, Balasar, Argivai, Beiriz e Amorim, as empresas Energie, Monte Adriano e Cerpóvoa e a Câmara Municipal.
           A Casa Santa Maria da Estela é uma casa de acolhimento para crianças e jovens em risco, a cargo da Obra Nossa Senhora do Rosário de Fátima, constituída como instituição Particular de Solidariedade Social desde 2005. Com características rurais e já bastante antiga, a Casa Santa Maria da Estela está a ser submetida a profundas obras de remodelação que, uma vez concluídas, numa primeira fase, permitirão albergar com melhores condições as perto de uma dezena de crianças e jovens que actualmente ali se encontram. Posteriormente, está prevista a construção de um pavilhão suplementar de dormitórios, para aumentar a sua capacidade.
            A Câmara Municipal forneceu o projecto de arquitectura e apoiou a realização destas obras, a par do Ministério do Trabalho e da Segurança Social, mas todas as contribuições são poucas para garantir as melhores condições de alojamento às crianças e jovens em risco que são reencaminhadas para esta casa.

Artigo AnteriorPróximo Artigo