Santa Maria da Feira, Sociedade

Associação de Doentes Neuromusculares vai construir residências autónomas – Sta. Maria da Feira

A Associação Portuguesa de Doentes Neuromusculares (APN) tem a expectativa de, ainda durante o corrente ano, iniciar a construção, na cidade de Santa Maria da Feira, de um Centro de Recursos (CR), que contará com várias valências, segundo informou Maria da Assunção Bessa, a presidente da instituição.

«É um tipo de resposta que ainda não existe», sublinhou a responsável, informando que o CR contará com duas «Residências Autónomas», cada uma com capacidade para cinco doentes.

A APN já conta com um terreno para o efeito – um pouco mais de 5.000 metros quadrados -, que foi oferecido pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira.

O início da construção do CR está pendente da aprovação da segurança social e da aprovação de uma candidatura ao PARES, o programa de alargamento da rede de equipamentos sociais.

A APN, que tem sede no Porto, abriu, entretanto, um «Centro de Atendimento, Acompanhamento e Animação» em S. Paio de Oleiros, no município de Santa Maria da Feira.

A estrutura vai apoiar os doentes e suas famílias e será a base para a implementação de vários projectos que visam referenciar a doença e perspectivar novos meios de resposta.

A APN está a implementar, desde Novembro último, o projecto de «Intervenção Comunitária», que é apoiado pela Direcção-Geral da Saúde (DGS) e que «visa conhecer melhor a realidade» dos doentes neuromusculares dos concelhos do Porto, Gaia e Santa Maria da Feira.

«Pretende-se quantificar as necessidades dos doentes e conhecer os recursos que já existem no terreno e que podem responder a essas necessidades», afirmou Maria da Assunção Bessa. A APN tem referenciados, nos três municípios, 150 doentes neuromusculares.

A realização de uma campanha nacional de sensibilização sobre a doença e a efectivação de acções de formação, dirigidas a técnicos e profissionais de saúde estão previstas para o futuro próximo. Estes projectos serão apoiados pelo Alto Comissariado para a Saúde (ACS).

Artigo AnteriorPróximo Artigo