Economia, Santa Maria da Feira

Primeira instalação mundial de reciclagem de resíduos de cortiça hoje inaugurada – Sta. Maria da Feira

A primeira instalação mundial de reciclagem de resíduos de cortiça é hoje inaugurada em Santa Maria da Feira, numa cerimónia presidida pelo secretário de Estado do Ambiente.

A unidade – pertencente ao grupo Amorim – vai transformar rolhas usadas em aglomerados para isolamentos, material para aeronáutica e caiaques, entre outros novos produtos de cortiça.

«É o primeiro projecto no âmbito da reciclagem no país em que as receitas provenientes se destinam ao Ambiente», afirmou, Francisco Castro, administrador da Amorim Natural Cork.

A receita proveniente das rolhas transformadas na nova instalação será uma das principais fontes de financiamento de um projecto desenvolvido pela Quercus (Associação Nacional de Conservação da Natureza) que visa criar e cuidar de bosques de espécies autóctones, árvores e arbustos originais da floresta portuguesa.

Os meios financeiros destinados a implementar a iniciativa derivam do «Green Cork», um programa de reciclagem de rolhas de cortiça, promovido desde Junho de 2008 pela Quercus em parceria com a Corticeira Amorim.

A unidade, localizada em Mozelos, concelho de Santa Maria da Feira, é a única licenciada a nível mundial para reciclar resíduos de cortiça.

Na cerimónia de inauguração estão previstas as presenças além do secretário de Estado do Ambiente, do presidente da Quercus, Hélder Spínola, e do presidente do conselho de administração da Corticeira Amorim, António Rios de Amorim.

Artigo AnteriorPróximo Artigo