Cultura, Santo Tirso

“Terra 8”: Uma incursão pelo planeta Terra – Santo Tirso

Na próxima sexta-feira, dia 23 de Janeiro, a Câmara Municipal de Santo Tirso apresenta a peça «Terra 8», uma incursão pelo planeta Terra nas suas 8 facetas mais controversas: energia, água, trabalho, mobilidade, demografia/migração, línguas, saúde, guerra. A peça, levada à cena pelo colectivo Causa-AC, é apresentada no dia 23, às 21h30, no Centro Cultural de Vila das Aves. «Terra 8» volta a ser apresentada, no Centro Cultural de Vila das Aves, e dirigida ao público escolar, nos dias 26, 27 e 28 de Janeiro, às 11h00 e 15h00. 

Com encenação de Amândio Pinheiro, «Terra 8» reflecte sobre o homem e o seu meio, tomado como ponto de partida o «modo como percepcionamos a realidade através dos media». O espectácuo foi agrupado em oito blocos temáticos escritos por Paulo Moura, jornalista do jornal Público com uma vasta experiência de reportagem, abordando com frequência no seu trabalho os temas transversais a toda a actividade humana. Ferramentas pouco usuais no teatro, como a estatística e histórias de pendor jornalístico, são «aqui empregues de modo a enquadrar o homem num planeta onde urge pensar o desenvolvimento com sustentabilidade».  

Com este espectáculo, o colectivo Causa-AC assume o desejo de «fazer a denúncia» apoiando-se na «dúvida». Não buscam respostas, pretendem antes promover a discussão dos problemas, «expondo-os ao mais variado número possível de soluções». O objectivo não passa por «dar uma visão pessimista do estado do planeta e seus habitantes» mas antes «contribuir para a ideia de que é possível, a todos, colaborar na resolução dos seus principais problemas». 

A Causa-AC surge fruto da vontade de um grupo de pessoas, quase todas originárias de Vila das Aves, ligadas à cultura e que trabalha nos mais variados locais, tais como Teatro Nacional D. Maria II, Casa da Música e Teatro Nacional S. João. Técnicos, criadores e artistas decidiram, desta forma, criar um colectivo com o objectivo de lançar projectos artisticos e, acima de tudo, com vontade de intervir no panorama cultural português. 

Artigo AnteriorPróximo Artigo