Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Sociedade, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia

Parlamento Europeu cria prémio para distinguir trabalhos jornalísticos sobre instituições e políticas europeias

O Parlamento Europeu vai premiar trabalhos jornalísticos que contribuam para esclarecer questões importante sobre assuntos europeus, anunciou hoje fonte da instituição.

Este prémio, cujo período de inscrição se iniciou hoje, visa também distinguir jornalistas que tenham promovido um melhor conhecimento das instituições ou das políticas da União Europeia.

A fonte referiu ainda que os prémios envolvem Imprensa, Rádio, Televisão e Internet, num total global de 20 mil euros, recebendo o premiado, em cada categoria, cinco mil euros.

O prazo de apresentação de candidaturas termina a 31 de Março.

O Prémio de Jornalismo do Parlamento Europeu será atribuído, pela segunda vez, em Outubro de 2009.

Os artigos ou as reportagens, elaborados numa das línguas oficiais da União Europeia, podem ser apresentados por pessoas singulares ou equipas compostas por cinco pessoas, no máximo, devendo ter sido publicados ou difundidos entre 01 de Maio de 2008 e 31 de Março de 2009.

Os participantes devem ser nacionais ou residentes de um estado-membro da União Europeia e ter carteira profissional de jornalista.

A escolha dos vencedores será feita em duas etapas.

Primeiro, um júri de pré-selecção, constituído por jornalistas de cada um dos 27 estados-membros, seleccionará os vencedores nacionais em cada uma das categorias.

Depois, um júri de selecção, constituído por três eurodeputados e seis jornalistas destacados em Bruxelas, vai escolher os vencedores a nível europeu.

Os formulários de candidatura e o regulamento deste prémio de jornalismo estão disponíveis em http://www.eppj.eu/ e no site do Parlamento Europeu em Lisboa (http://www.parleurop.pt/).

As candidaturas podem ser enviadas ou entregues em mão no Gabinete em Lisboa, sito no Largo Jean Monnet, 1 – 6º, Lisboa, ou pelo e-mail: [email protected]

Artigo AnteriorPróximo Artigo