Cultura, Póvoa de Varzim

Ser e Parecer – dicotomia em exposição “sem títulos – deluxe edition” na Biblioteca Municipal – P. Varzim

 

Entre 17 de Janeiro e 7 de Fevereiro a Galeria da Biblioteca Municipal recebe a exposição “sem títulos –  deluxe edition”, de André Chiote. A mostra é inaugurada às 17h00 de dia 17.
Expostos vão estar sete desenhos de técnica mista sobre papel, dois desenhos a esferográfica sobre papel e duas pinturas em acrílico sobre tela. Todos os trabalhos incidem sobre a temática do retrato a preto e branco de figuras anónimas.
A exposição vai buscar o seu nome “deluxe edition” ao facto de André Chiote ter optado por utilizar molduras e motivos decorativos dourados, que aludem ao luxo, nos desenhos e pinturas expostas. O autor explica que com esta exposição pretende “criar duplas leituras sobre o conceito de luxo aparente e falso relacionado com objectos rudes. Assim, colocando um simples moldura dourada (que não é de ouro) sobre um desenho pobre, o retrato de um qualquer anónimo ganha a dimensão de um luxuoso retrato de um qualquer digníssimo aristocrata. O luxo já há muito que deixou de ser lido no seu conteúdo e o que impera é apenas uma questão de forma. Não é a substância mas é a aparência que vigora. O luxo parece já não ser a detenção de uma qualquer coisa exclusiva, valiosa portanto, mas apenas de uma imitação. Já não é preciso ser, basta apenas parecer.”
André Chiote nasceu em Chaves em 1978. Foi um dos participantes na primeira edição do concurso de pintura “Praça dos Pintores”, dinamizado na Póvoa pela Associação de Amizade Póvoa de Varzim/Cidades  Geminadas, em 1995. No ano seguinte, em 1996, venceu o Prémio de Pintura Augusto Gomes.
Licenciado em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, André Chiote tem já um vasto currículo ao nível de exposições de pintura, quer a nível individual, quer colectivo, sendo a Póvoa de Varzim e Vila do Conde as duas cidades que acolheram a maioria das mostras de pintura e desenho do artista, juntando-se a estas localidades como Ponta Delgada, Montgeron (França) e Porto.

Artigo AnteriorPróximo Artigo