Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Sociedade, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia

Cidadãos isentos de visto passam a necessitar de autorização de entrada nos EUA a partir de hoje

A partir de hoje, os portugueses que pretendam viajar para os Estados Unidos têm de pedir antecipadamente autorização via Internet.
A medida foi imposta por Washington como forma de aumentar a segurança do Programa de Isenção de Vistos, do qual Portugal faz parte, com 34 outros países.
A autorização, que terá que ser apresentada antes de se desembarcar de um avião ou de um barco em território norte-americano, deve ser solicitada de preferência até 72 horas antes da viagem através da página de Internet https://esta.cbp.dhs.gov.
O novo sistema foi anunciado em Junho passado pelo ministro da Segurança Nacional norte-americano, Michael Chertoff, que divulgou então que os cidadãos dos cerca de 30 países que beneficiavam de um sistema de isenção de visto tinham, a partir de Janeiro de 2009, de pedir uma autorização prévia via Internet.
A par de Portugal, França, Alemanha, Suíça, Grã-Bretanha, Bélgica, Espanha, Singapura, Nova Zelândia, Japão e Austrália são outros dos países abrangidos pela nova medida, que consta entre as recomendações da comissão do 11 de Setembro e que tem como objectivo tornar mais difícil a entrada nos Estados Unidos de potenciais terroristas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo