Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Sociedade, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia

Instituto de Meteorologia emite aviso Amarelo para o distrito de Aveiro

O Instituto de Meteorologia (IM) emitiu um aviso Laranja para o distrito de Braga, alertando a população para uma situação de risco moderado a elevado, devido às baixas temperaturas, enquanto os restantes distritos do país se mantêm no Amarelo.

Os Avisos Meteorológicos do IM são emitidos sempre que se prevê ou se observam fenómenos meteorológicos adversos (vento forte, precipitação forte, queda de neve, trovoada, frio, calor, nevoeiro persistente e agitação marítima), segundo uma tabelas de cores que reflecte a intensidade do fenómeno e varia para cada distrito.

No caso de Braga, o aviso laranja é accionado quando as temperaturas mínimas baixam para os 4 a 5 graus negativos.

O aviso amarelo, emitido para os restantes distritos corresponde a uma situação de risco para determinadas actividades.

Segundo o IM, perante a emissão de avisos meteorológicos, a população deve estar atenta às recomendações e medidas de auto-protecção divulgadas pela protecção civil e ter em conta que as temperaturas baixas exigem cuidados acrescidos para grupos vulneráveis, comos os idosos e as crianças.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil aconselha, entre outras medidas, o uso de várias camadas de roupa, poupança de energia, desligando aparelhos desnecessários para não sobrecarregar a rede, e cuidado na estrada, devido à formação de gelo no piso.

Em casa, recomenda-se atenção às lareiras, devido à libertação de gases tóxicos, e o uso de resguardos. Os aparelhos de aquecimento devem estar afastados de tecidos e das pessoas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo