S. João da Madeira, Sociedade

Município e Indaqua formalizam parceria – S. João da Madeira

A Indaqua – especializada em água e saneamento – adquiriu 49 por cento da empresa municipal «Águas de S. João», anunciou hoje fonte da autarquia de S. João da Madeira.

A escritura de compra e venda foi assinada esta sexta-feira na sede do município, que recebe «3.700.000 euros do parceiro privado, além de assegurar a realização de um conjunto de investimentos na rede de abastecimento de água, assim como a recuperação do Palacete da Quinta dos Condes».

Segundo a autarquia, «a Indaqua apresenta a dimensão e o grau de especialização pretendidos pela Câmara Municipal de S. João da Madeira para garantir avanços significativos na qualidade do serviço no concelho».

O parceiro privado foi seleccionado pela autarquia na sequência de concurso público internacional.

A Indáqua foi criada em 1994 para o mercado das concessões e das parcerias público-privadas dos serviços públicos de abastecimento de água e de saneamento. Além de responsável das concessões de Fafe, Santo Tirso/Trofa e Santa Maria da Feira, a empresa iniciou em Março de 2008 a exploração da concessão de Matosinhos e, mais recentemente, a do concelho de Vila do Conde.

De acordo com o sítio da Internet da autarquia, está prevista para o próximo mês «a entrada em funcionamento da empresa municipal, cujo capital social passa de 50 mil para 500 mil euros», salientando que «neste processo não está em causa a transacção de qualquer património, que permanece 100 por cento na posse do município».

Artigo AnteriorPróximo Artigo