Póvoa de Varzim, Sociedade

Município e “Os Delfins” assinam protocolo por praias mais seguras – P. Varzim

Decorreu esta manhã, no Salão Nobre da Câmara Municipal, a assinatura de protocolo entre o Município da Póvoa de Varzim e “Os Delfins – Associação de Nadadores Salvadores da Póvoa de Varzim e Vila do Conde”, com o objectivo de se manter assegurada a vigilância das praias do concelho garantindo a segurança das pessoas.
Conforme referiu Manuel Angélico, Vereador do Pelouro do Ambiente, existem áreas recreativas e desportivas localizadas no areal e que são frequentemente utilizadas, nomeadamente, por crianças e jovens e, por isso, tornou-se necessário garantir a segurança de quem as utiliza, bem como das pessoas que, fora da época balnear têm vindo a ocupar significativamente as praias do concelho. Manifestando a preocupação do município perante esta situação, o protocolo prevê a atribuição de um subsídio à associação de nadadores salvadores, cabendo ainda à Câmara Municipal assumir os encargos decorrentes da utilização de uma pista das Piscinas da “Varzim Lazer, EM”, duas vezes por semana e durante todo o ano (com excepção da época balnear) aos associados de “Os Delfins”.
Em contrapartida, a associação “Os Delfins” compromete-se a efectuar, gratuitamente, a vigilância das praias da cidade da Póvoa de Varzim no período que decorre entre 1 de Abril e o início da época balnear de 2009, através de associados seus, devidamente habilitados com o curso de nadador salvador.
Carlos Ferreira, Presidente da Direcção de “Os Delfins”, deixou um apelo a todos os jovens com mais de 18 anos para tirarem o curso de nadadores salvadores a fim de estarem aptos a colaborar na vigilância das nossas praias visto que se tem vindo a sentir falta de pessoas disponíveis para realizarem este trabalho. Por isso mesmo, a associação tem vindo a realizar acções de sensibilização para a segurança nas praias, junto das escolas do concelho com o objectivo de motivar os jovens a frequentarem as acções de formação e tornarem-se associados de “Os Delfins”. Em Janeiro irá decorrer uma acção de formação e todos os interessados em obter mais informações poderão consultar a página da associação ou dirigir-se à Capitania da Póvoa de Varzim.

Artigo AnteriorPróximo Artigo