Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Sociedade, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia

Pico da epidemia de gripe deverá ser atingido esta semana ou na próxima – DGS

O pico da epidemia de gripe deverá ser atingido esta semana ou na próxima, revelou hoje à agência Lusa fonte da Direcção-Geral de Saúde (DGS).

«Ainda pensamos que não estamos no auge da epidemia. O auge deverá ser atingido nesta semana que estamos a entrar ou na seguinte», disse Mário Carreira, coordenador do dispositivo da DGS para a monitorização dos serviços de urgência.

A taxa de incidência da actividade gripal da semana passada foi, segundo o responsável, de 113 casos por cem mil habitantes.

«Em 2005 essa taxa subiu aos 163. A intensidade ainda não é tão alta como poderá vir a ser», afirmou.

Para Mário Carreira, as medidas existentes «parecem ser suficientes» para combater um problema que «é generalizado no país».

O responsável sublinhou que é importante alertar a população para «evitar ao máximo os serviços de urgência hospitalares» e reservá-los para os casos graves, «idosos, pessoas com doenças crónicas, complicações graves da gripe e bebés».

Artigo AnteriorPróximo Artigo