Póvoa de Varzim, Sociedade

“Cantar as Janeiras” em Navais, de 26 a 31 de Dezembro – P. Varzim

Entre 26 e 31 de Dezembro, Navais, à semelhança de outras freguesias poveiras, vai reviver uma das mais bonitas tradições de final de ano: o “Cantar as Janeiras”.
São cerca de 20 os elementos do Grupo Folclórico de Cantares e Danças “Os Camponeses de Navais” que, a partir das 19h00 e ao longo dos seis dias, se propõem a visitar entre 300 a 400 casas da freguesia, oferecendo tradicionais músicas das Janeiras. José Serra Moreira, Presidente do Grupo Folclórico, explica que esta é uma iniciativa que tem como objectivo principal manter uma tradição que, antes da fundação do Grupo, em 1983, não existia em Navais, permitindo, também, a recolha de fundos. O Presidente sublinhou ainda que as músicas interpretadas fazem parte do cancioneiro tradicional do qual o Grupo Folclórico tomou conhecimento após um trabalho de investigação que envolveu também os anciãos da aldeia, conhecedores das mais antigas músicas.
E porque é impossível interpretar todas as músicas do seu reportório nestas visitas porta-a-porta, “Os Camponeses de Navais” organizam, anualmente, um Encontro de Cantadores das Janeiras, onde participam também outros grupos folclóricos da região. Este ano o Encontro tem lugar a 18 de Janeiro, junto do salão da Igreja de Navais.
O Grupo Folclórico de Cantares e Danças “Os Camponeses de Navais” comemorou este ano o 25º aniversário com um programa comemorativo que inclui um Festival de Folclore em Agosto e um Jantar-Convívio, em Dezembro.

Artigo AnteriorPróximo Artigo