Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Sociedade, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia

Condutores podem revalidar ou substituir cartas de condução pela Internet

Os condutores vão poder revalidar ou substituir as cartas de condução pela Internet, segundo os novos serviços online que o Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT) disponibiliza a partir de hoje.

Numa primeira fase, para pedir revalidação, substituição ou segunda via de cartas de condução, através da Internet, os condutores necessitam de ter acesso às declarações electrónicas da Direcção-Geral dos Impostos ou possuir Cartão de Cidadão.

Na cerimónia de apresentação dos novos serviços online, em Setembro, o presidente do IMTT, António Crisóstomo Teixeira, referiu que os pedidos dos condutores pela Internet poderão ficar mais baratos.

Para as empresas, os preços vão continuar a ser idênticos, porque ainda não há experiência neste tipo de forma de prestar os serviços, referiu.

No ano passado, 716.679 condutores pediram a revalidação ou substituição das cartas de condução.

Outros dos serviços online do IMTT destinam-se às empresas de transportes rodoviários (passageiros e mercadorias), como a inscrição em exames de capacidade profissional ou licenciamento de veículos, facilidades que vão alargar-se aos automobilistas.

Segundo o IMTT, as novas funcionalidades constituem «mais uma aposta na inovação, modernização e qualidade de um conjunto de serviços que o Instituto presta aos cidadãos e às empresas».

Artigo AnteriorPróximo Artigo