Cultura, Oliveira de Azeméis

Prémio de artesanato aberto a artesãos do EDV – Oliveira de Azeméis

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis recebe até 31 de Março de 2009 candidaturas ao «Prémio de Artesanato Armandina Brandão».  
A iniciativa está aberta à participação dos artesãos da região de Entre Douro e Vouga e, segundo os seus promotores, visa «contribuir para a valorização da actividade artesanal e como incentivo à criatividade dos artesãos na defesa da qualidade e inovação».  
«Coisas do quotidiano» é a temática a que estão sujeitos os concorrentes sendo só aceites peças de artesanato que se enquadrem na categoria de produto de artesanato tradicional. 
A criação do prémio – anunciada na edição deste ano da Feira de Artesanato – propõe-se consagrar os artesãos na sua actividade e ser ainda «um factor de valorização social e profissional de todos os artesãos da região do Entre Douro e Vouga». 
«Mais do que este objectivo deseja-se testemunhar o apreço pela actividade no seu todo tendo como exemplo a artesã Armandina Brandão, conhecida pelas suas sacas de tiras de Cucujães, que se dedicou de corpo e alma à sua arte, única no país», afirmam os promotores do prémio.  
Os artesãos devem formalizar a sua candidatura junto do gabinete de turismo e artesanato da autarquia ou da Associação de Artesãos de Terras de Santa Maria.  
O júri decidirá pelos melhores trabalhos tendo como critérios a qualidade e rigor estético ao nível da concepção, matérias primas, execução e acabamento, além da autenticidade e originalidade das peças.  

Artigo AnteriorPróximo Artigo