Sociedade, Trofa

Trofa encerrou festejos da primeira década de concelho com tarde dedicada às crianças e espectáculo de pirotecnia

A Trofa encerrou no passado dia 14 de Dezembro, as comemorações da primeira década de autonomia administrativa da Trofa, que começaram já a 8 de Novembro, com uma tarde repleta de iniciativas que provaram, mais uma vez, conseguir juntar os munícipes do concelho.

Mais uma vez, as crianças tiveram um lugar especial em dia de festejos, tendo começado a tarde com a inauguração do painel de azulejos Trofa 10 Anos, um monumento dedicado aos jovens, que foi concebido através do trabalho dos alunos das escolas dos três agrupamentos escolares do concelho e da escola secundária. O monumento foi inaugurado pelo Presidente da Câmara da Trofa, Bernardino Vasconcelos, na Praça 1º de Maio na cidade, e contou com a presença de dezenas de munícipes, incluindo as crianças das escolas do concelho.

A tarde de comemorações prosseguiu no Parque Nossa Senhora das Dores com a participação dos munícipes e do Coro dos Meninos Cantores do Município da Trofa, que todos juntos entoaram o Hino Trofa 10 Anos, num grande momento de comoção que mostrou o orgulho de ser trofense. Terminado o Hino, todos os presentes puderam assistir à largada de 2000 balões, em representação das crianças do ensino básico do concelho, que coloriram o céu de azul e branco.

Mais uma vez as crianças da Trofa tiveram uma participação especial neste dia de comemorações, com a oportunidade de deixarem a sua marca para o futuro. As crianças das Escolas do Ensino Básico e dos Jardins de Infância, Públicos e Privados, do Concelho tiveram o convite de ir até ao Parque Nossa Senhora das Dores para colocarem a mão num painel de azulejos, deixando assim a sua mão pintada, bem como o seu nome, para que fiquem registados para a posteridade. Os painéis vão ser agora expostos nas escolas respectivas de cada criança que deixou a sua marca.

Durante a tarde decorreu ainda o Concurso de Rabanadas, que contou com a participação de todos aqueles que quiseram pôr à prova os seus dotes culinários e teve no júri a presença do Chefe Hélio Loureiro. O vencedor do Concurso de Rabanadas foi o Restaurante Flor do Ave, que apresentou as melhores rabanadas da tarde.

Para terminar o dia da melhor forma, decorreu o Concerto de Natal na Igreja Nova da Trofa, com a actuação da Orquestra Sinfónica da Póvoa de Varzim e dos Meninos Cantores do Município da Trofa, que cantaram célebres músicas de Natal, a anteceder uma grandiosa sessão de pirotecnia que mobilizou centenas de munícipes. O fogo-de-artifício teve lugar na Igreja Nova da Trofa e foi um momento de rara beleza proporcionado por um espectáculo único de luz e cor, acompanhado de música e projecção de imagens alusivas ao concelho, terminando da melhor forma os festejos do 10º aniversário da Trofa.

Artigo AnteriorPróximo Artigo