Cultura, Póvoa de Varzim

Onde se meteu o Pai Natal? – Rosa Guedes apresentou novo livro em época natalícia – P. Varzim

Imbuída do espírito natalício, Rosa Guedes apresentou, no passado sábado, o livro Onde se meteu o Pai Natal?,  do qual parte das receitas da venda revertem a favor do Instituto Maria da Paz Varzim e do projecto “Acolher uma criança em Cabo Verde”.
Este projecto é desenvolvido pelo pároco de Apúlia conjuntamente com um grupo de crianças e jovens que ilustraram o livro de Rosa Guedes e que tem como finalidade equipar uma escola em Cabo Verde.
Ao escrever a obra nesta época, a autora cumpre dois objectivos, um que define como sonhador, por considerar que no Natal as pessoas oferecem livros e iria vender bastantes exemplares da sua obra, e o outro que consiste em contrapor o Natal actual que hoje vivemos – “consumista” – com o seu Natal, em que não havia Pai Natal mas sim Menino Jesus.
Chefe Nintendo e Chefe Toshiba Computers são algumas das personagens deste livro e que muito provavelmente fazem também parte das enormíssimas  listas de prendas que as crianças fazem por esta altura. “No meu tempo, era diferente. Fazíamos os enfeites e decorações de Natal e pedíamos um bocadinho de tudo ao Menino Jesus” recordou Rosa Guedes, referindo que Onde se meteu o Pai Natal? pretende alertar para o consumismo exacerbado com que se vive esta época em detrimento dos sentimentos. “A história acaba com uma redução significativa do consumismo e uma aumento significativo dos afectos”, acrescentou a autora que fez questão de ler uma carta ao Pai Natal questionando sobre valores quase inexistentes: “Onde te meteste que levaste a serenidade e a paz? E as rabanadas de simpatia onde estão? E os sapatinhos de solidariedade, onde estão?” Questões pertinentes que Rosa Guedes deixou no ar e que nos devem tocar e fazer pensar neste período de paz. 
Onde se meteu o Pai Natal? é o quarto livro de literatura infantil da autoria de Rosa Guedes que já apresentou duas obras na Póvoa de Varzim, Clara toma chá com a Consciência (Outubro 2007) e Quem nunca escreveu a lápis de cor? (Maio 2008), tendo ainda publicado Olhares sobre a Infância em novelo e participado em Mimos e Contos de Natal – Antologia de Natal e De Luz e de Sombra – Antologia Poética.

Artigo AnteriorPróximo Artigo