S. João da Madeira, Sociedade

«Indáqua» parceira da autarquia na gestão da água – S. João da Madeira

A «Indáqua – Indústria e Gestão de Águas S.A.» foi escolhida pela Câmara Municipal de S. João da Madeira para «parceiro privado minoritário» da empresa municipal «Águas de S. João», que, a partir do início de 2009, assumirá a gestão do sistema de distribuição de água no município.

Castro Almeida, o presidente da Câmara, anunciou a escolha, garantindo que a parceria na empresa municipal será uma «excelente solução».

O autarca referiu que um dos ganhos de entregar a gestão da água aos especialistas da «Indáqua» será «a diminuição das perdas de água», o que representará um benefício económico.

A «Águas de S. João» vai manter inalterado o preço do metro cúbico de água para uso doméstico até Setembro de 2012.

«Em S. João da Madeira, temos pouca dimensão e, por isso, fomos buscar um sócio especialista em água», sublinhou Castro Almeida.

O presidente da Câmara fez questão de referir que se mantém fiel ao princípio de não privatizar a água.

O autarca vincou que, na «Águas de S. João», a Edilidade será maioritária e que nomeará dois dos três administradores.

Castro Almeida vai ser o presidente do conselho de administração da nova empresa municipal.

A Indáqua comprará 49 por cento das acções da «Águas de S. João», pelas quais pagará 3,7 milhões de euros. E também vai pagar uma renda pelo uso da rede de água.

As condições estabelecidas pela Câmara Municipal de S. João da Madeira «obrigam a que seja realizado um conjunto de investimentos na rede de água no montante mínimo de 3,25 milhões de euros, acrescidos de 1,5 milhões para a recuperação do Palacete da Quinta dos Condes».

Artigo AnteriorPróximo Artigo