Cultura, Póvoa de Varzim, Sociedade

Feliz Natal Póvoa de Varzim!” – programa de 12 a 18 de Dezembro

Faltam pouco menos de duas semanas para o Natal. Para acalmar a ansiedade, que não é exclusiva dos mais novos, a Câmara Municipal propõe que se acompanhe o programa “Feliz Natal Póvoa de Varzim!”, que para a próxima semana promete animação musical, novos livros e, acima de tudo, bons momentos de confraternização.
Amanhã, 12 de Dezembro, e como forma de assinalar o final do 1º período da Escola de Música da Póvoa de Varzim, decorre uma Audição Pública Global, às 19h30, no Auditório Municipal. Horas depois, às 21h30, Antero Simões apresenta, na Biblioteca Municipal, o livro Fernando Pessoa – emissário e transeunte. Esta é uma proposta que não só se afigura como uma boa compra de Natal, mas também como uma excelente oportunidade para ouvir poemas de uma grande figura literária: Fernando Pessoa.
Esta viagem por novas leituras pode continuar no sábado, 13, já que o Diana Bar vai receber o lançamento de Onde se meteu o Pai Natal? e Trilhos. O primeiro, da autoria de Rosa Guedes, decorre às 16h00; o segundo, de José Cavalheiro Homem, é às 21h30. Por perto, no Largo Dr. David Alves, voltam os concertos de Animação de Natal, com a actuação da Orquestra de Sopros e Classe Conjunto de Iniciação Musical da Escola de Música da Póvoa de Varzim, às 11h30 e 16h00. O concerto das 16h00 conta com a participação dos alunos do 1º ciclo da Escola de Nova Sintra. À mesma hora, e na Rua da Junqueira, actua o Quinteto de Cordas da Escola de Música da Póvoa de Varzim. Ainda no campo musical, a Igreja Matriz recebe, às 21h30, o Concerto de Natal, pela Orquestra Sinfónica da Póvoa de Varzim e pelo Coro Juvenil e Coral Ensaio da Escola de Música.
Também a partir do fim-de-semana podem-se admirar as Eco-Rotundas de Natal, um projecto que envolve escolas do concelho que, usando materiais reciclados e reutilizáveis, decoram, com motivos natalícios, seis rotundas da cidade.
O mês de Dezembro marca também o início das comemorações do Encontro pela Paz e no próximo fim-de-semana tem lugar um dos mais marcantes momentos da iniciativa: a Cerimónia do Encontro pela Paz, que este ano tem como convidado Arun Gandhi, neto de Mahatma Gandhi. A cerimónia, no domingo, 14, decorre no Pavilhão Municipal e tem início às 15h00, fazendo parte do programa uma largada de pombos, o concerto de Pedro Khima, acompanhado pela Academia Gimnoarte e a recepção da Tocha da Paz, que vai percorrer todo o concelho entre 13 e 14 de Dezembro. No final da cerimónia é organizada a Marcha pela Paz, que culmina com a deposição de uma flor branca na Taça da Paz, colocada na Praça do Almada.
Ainda no domingo, “Feliz Natal Póvoa de Varzim!” convida a uma visita à Feira de Velharias e Antiguidades, que decorre durante todo o dia na Praça Marquês de Pombal ou, para os amantes de desportos náuticos, a assistir à Regata de Natal, na Classe IOM (barcos telecomandados). A prova tem lugar no campo de regatas da Marina da Póvoa, entre as 12h00 e as 17h00, com entrega de prémios às 18h00, nas instalações marítimas do Clube Naval Povoense.
A Festa de Santa Luzia, em Navais, o Open de Natal Squash 08 e o XXII Aniversário da JuveNorte são outras iniciativas que atravessam todo o fim-de-semana.
Na terça, 16 de Dezembro, a Praça do Almada recebe uma mostra de pinheiros de Natal elaborados por alunos do concelho com recurso à reutilização de materiais. A iniciativa Eco-Pinheiros pode ser visitada até 6 de Janeiro.
As comemorações do Encontro pela Paz continuam a 17 de Dezembro, com o Seminário pela Paz, com o tema “Será a Paz uma Ilusão”, às 21h30, no auditório do Novotel Vermar.  O orador é Arun Gandhi, fundador do Instituto M.K. Gandhi para a Vida Sem Violência e presidente do Instituto Gandhi para a Educação Mundial. Ainda no âmbito do Encontro, a organização convida todos os cidadãos a visitar a Árvore da Paz, exposta no Diana Bar até 17 de Janeiro e a colocar um pano branco, símbolo da paz, nas janelas e varandas, até 1 de Janeiro, altura em que se comemora o Dia Mundial da Paz. 
Ainda a 17 de Dezembro, às 8h30 e na envolvente do Estádio Municipal, tem lugar a prova de corta-mato no âmbito do projecto Escola da Minha Vida, que conta com a participação de alunos de escolas do concelho.
Na quinta, 18, “Feliz Natal Póvoa de Varzim!” propõe aos mais jovens a adesão à iniciativa “Férias de Natal 2008 – Casa em Movimento”, na Casa da Juventude. Esta é uma actividade de ocupação de tempos livres, que decorre até ao final do mês, e que inclui sessões de cinema, ateliês, torneios, jogos e artes marciais. As inscrições, limitadas, estão abertas na Casa da Juventude.  No Diana Bar, às 21h30, chega a hora das músicas de Natal, com “As escolas cantam o Natal na Biblioteca”. Nesse mesmo dia, e para utentes de instituições de solidariedade social, decorre o Almoço de Solidariedade no Novotel Vermar, oferecido por esta empresa hoteleira, com o apoio do Pelouro da Acção Social. Quinta-feira fica também marcado pelas Festas de Natal do programa Desporto Sénior, do Pelouro de Desporto, e da Academia de Ginástica, da Varzim Lazer. A primeira tem lugar no Diana Bar, às 10h00, e a segunda no Pavilhão Municipal, às 18h30.
“Feliz Natal Póvoa de Varzim!” é um programa de animação natalícia que decorre até 6 de Janeiro, preparado pela Câmara Municipal em conjunto com os seus parceiros sociais. No portal municipal pode manter-se a par das várias iniciativas que decorrem neste âmbito e ainda consultar a Agenda de Natal.

Artigo AnteriorPróximo Artigo