Oliveira de Azeméis, Sociedade

Prémio municipal para empregadores de pessoas com deficiência – Oliveira de Azeméis

As empresas e entidades que integrarem profissionalmente pessoas com deficiência nos seus quadros candidatam-se ao Prémio de Mérito Municipal, anunciou fonte autárquica.

A iniciativa visa homenagear as empresas ou entidades (públicas e privadas) que mais se destacarem na integração profissional de pessoas portadoras de deficiência e constituir um estímulo à inclusão dessa franja da população.

“Os candidatos ao prémio têm de preencher vários requisitos relacionados com a celebração de contratos e colocação de pessoas nos quadros das empresas”, afirmou a vereadora Gracinda Leal, em declarações à EDV Informação.

“Pretendemos com o prémio sensibilizar a comunidade e o meio empresarial para as dificuldades com que se defrontam as pessoas portadoras de deficiência e, ao mesmo tempo, contribuir para a melhoria das suas condições de vida através da sua inclusão e participação no desenvolvimento do concelho”, disse.

“As candidaturas serão apreciadas por uma comissão de avaliação constituída pelos elementos da Comissão Municipal para a Deficiência e um representante do Centro de Emprego e Formação Profissional”, sublinhou.

A inscrição é feita através do preenchimento de um formulário disponível na plataforma “Integrar Mais”, uma plataforma online que permite às pessoas com deficiência entrar em contacto com o mundo do trabalho e saber das necessidades laborais das empresas.

A plataforma registou este ano 27 subscrições de indivíduos com deficiência, dos quais dois tiveram integração no mercado de trabalho.

As candidaturas estão reservadas às empresas e entidades que contratem “pessoas com deficiência através de contrato de trabalho com ou sem termo e que as mantenham nos seus quadros até à data da candidatura”, bem como à contratação de “pessoas com idade superior a 15 anos, com deficiência, através de contrato de formação em postos de trabalho”.

Para a atribuição do Prémio de Mérito Municipal a Comissão de Avaliação terá em conta o número de contratos de trabalho celebrados, o tipo de deficiência do pessoal contratado, o número total de trabalhadores nos quadros das empresas, a manutenção dos postos de trabalho de trabalhadores que tenham adquirido deficiência e o envolvimento das entidades em iniciativas na área da reabilitação e integração profissional de pessoas com deficiência, designadamente a participação em acções de sensibilização junto de outras entidades empregadoras.

Artigo AnteriorPróximo Artigo