Sociedade

Onde se meteu o Pai Natal? – Rosa Guedes apresenta novo livro – P. Varzim

No dia 13 de Dezembro, sábado, pelas 16h00, é apresentado, no Diana Bar, o livro Onde se meteu o Pai Natal? , de Rosa Guedes.
Figura mítica muito aguardada pelos mais novos nesta época, o Pai Natal é protagonista desta história que narra o seguinte: “O Pai Natal não tinha comparecido à reunião anual para a distribuição dos presentes pelo planeta. As grandes multinacionais dos brinquedos estavam preocupadíssimas e furiosas. – Terá acontecido alguma coisa grave ao Pai Natal? – perguntou o Chefe Nintendo. É verdade, isto nunca aconteceu! – retorquiu o Chefe da Indústria Chocolateira. – Cheira-me a esturro! – disse, desconfiado, o Chefe Toshiba Computers. A sala de reuniões transpirava nervosismo. Os chefes de todas as empresas de brinquedos, de computadores, de consolas, de vídeos, de dvd’s, de roupas, perfumes, telemóveis, quinquilharias várias e até livreiros não conseguiam controlar o desespero: olhares ansiosos para os relógios, riscos e rabiscos nos blocos de notas, bolinhas de papel, estalinhos com os dedos, suspiros…todas estas manifestações de nervosismo se atropelavam no ar que estava cada vez mais pesado: a porta não se abria, o telefone não tocava, NADA!”
Onde se meteu o Pai Natal? é o quarto livro de literatura infantil da autoria de Rosa Guedes que já apresentou duas obras na Póvoa de Varzim, Clara toma chá com a Consciência (Outubro 2007) e Quem nunca escreveu a lápis de cor? (Maio 2008), tendo ainda publicado Olhares sobre a Infância em novelo e participado em Mimos e Contos de Natal – Antologia de Natal e De Luz e de Sombra – Antologia Poética.
À semelhança do que já aconteceu com a obra Quem nunca escreveu a lápis de cor?, parte das receitas da venda deste livro revertem a favor do Instituto Maria da Paz Varzim e do projecto “Acolher uma criança em Cabo Verde”.
Rosa Guedes é natural de uma pacata aldeia do distrito de Viseu e fez o seu percurso escolar e académico em Coimbra, onde viveu até 1986. Actualmente, reside na Póvoa de Varzim. Além de leccionar Português e Francês no ensino secundário, já publicou livros de apoio à análise de obras francesas para esse nível de ensino, bem como traduções de textos literários franceses e espanhóis. Interessa-se também pela dinamização de bibliotecas escolares e pelo estudo comparativo dos sistemas educativos e de ensino europeus e nipónicos, tema a propósito do qual já organizou, com reconhecido entusiasmo e profissionalismo, seminários, congressos e jornadas. Nos tempos livres da sua principal actividade – ser mãe – dedica-se à leitura, ao canto coral e à jardinagem.

Artigo AnteriorPróximo Artigo