Matosinhos, Sociedade

“Horta à Porta” da Senhora da Hora – Matosinhos

O Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, assinou no dia 22 de Novembro os protocolos com os munícipes que aderiram ao projecto “Horta à Porta” e que receberam um talhão na horta biológica da Senhora da Hora, localizada na Rua José Frederico Laranjo.

O Projecto “Horta à Porta”, em parceria com a Lipor, visa promover a qualidade de vida da população, através de boas práticas agrícolas. Esta iniciativa passa, não só pela criação de espaços verdes dinâmicos, bem como a promoção do contacto com a natureza e de hábitos saudáveis, não esquecendo a consequente redução de resíduos, particularmente orgânicos, recorrendo sempre à utilização de práticas de compostagem e agricultura biológica.

Na prática, este projecto disponibiliza talhões de aproximadamente 25 m2 a particulares interessados em praticar a agricultura biológica e a compostagem. Ao receber o talhão, após um protocolo celebrado entre a Câmara e o munícipe, o “futuro agricultor” recebe formação em Agricultura Biológica, ministrado pela Lipor.  Desta forma, o utilizador compromete-se a cultivar a horta, recorrendo às práticas da Agricultura Biológica e à utilização de matéria orgânica “composta” resultante do processo de compostagem (os utilizadores da horta produzem o composto em comunidade, havendo aqui a redução de resíduos).

Pretende-se, deste modo, proporcionar aos utilizadores da horta a possibilidade de cultivarem a no espaço que lhe é atribuído produtos agrícolas apenas para consumo próprio, com a garantia de qualidade, de melhor saúde e ambiente. No local da horta é disponibilizada uma casa de abrigo para armazenar as ferramentas, um compostor colectivo e vários pontos de água.

Este projecto tem tido grande adesão por parte dos munícipes. O processo de selecção inicia-se com o preenchimento de uma ficha de pré-inscrição com a identificação do interessado. É depois dada preferência aos residentes na freguesia onde se localiza a horta à ordem de pré-inscrição.

Horta de Custóias
Local: Travessa Alto do Monte
Início: 22 de Setembro de 2006
Talhões: 32

Horta de Leça da Palmeira
Local: Rua Bartolomeu Dias
Início: 12 de Maio de 2007
Talhões: 19

Horta da Senhora da Hora
Local: Rua José Frederico Laranjo
Início: 22 de Novembro de 2008
Talhões: 45

Artigo AnteriorPróximo Artigo