Arouca, Sociedade

Geoparque Arouca apresentou programas educativos

Com o objectivo de envolver as escolas e dar a conhecer à comunidade educativa a riqueza do Geoparque Arouca, a AGA – Associação Geoparque Arouca apresentou, recentemente, os programas educativos para o ano lectivo 2008/2009, enquadrados no Serviço Educativo do Geoparque Arouca. Estes projectos são desenvolvidos e assegurados pela equipa técnica da AGA, e podem ser descobertos e explorados em www.geoparquearouca.com.
 
O território Geoparque Arouca coincidente com os limites administrativos do concelho de Arouca, insere-se numa área reconhecida pelo seu excepcional Património Geológico, com particular destaque para as Trilobites gigantes de Canelas, para as Pedras Parideiras da Castanheira e para os Icnofósseis do Vale do Paiva.
 
O total de 41 geossítios reconhecidos pelo seu elevado valor científico, turístico e didáctico constituem a base da estratégia de desenvolvimento sustentável que assegura a sua protecção, valorização e uso. Ao singular património geológico associam-se importantes valores como os arqueológicos, ecológicos, históricos e culturais.
 
A AGA – Associação Geoparque Arouca constitui a estrutura de gestão da área Geoparque Arouca, com responsabilidades na protecção, valorização e dinamização do património natural e cultural, com especial ênfase no património geológico, numa perspectiva de aprofundamento e divulgação do conhecimento científico, fomentando o turismo e o desenvolvimento sustentável.

Artigo AnteriorPróximo Artigo