Oliveira de Azeméis, Sociedade

Biblioteca municipal comemora um ano de actividade – Oliveira de Azeméis

Seis dias de actividades destinadas à leitura e ao livro – Hora do conto, exposições, concerto musical para bebés, lançamento de livros e apresentação de novos projectos – integram o programa comemorativo do primeiro aniversário da biblioteca municipal Ferreira de Castro (BMFC), com início no dia nove de Dezembro.
O novo espaço cultural foi inaugurado no dia 14 de Dezembro de 2007 pelo presidente da República e desde então a biblioteca tornou-se num caso de sucesso. Mais de 17 mil leitores inscritos, 15 115 empréstimos domiciliários e um catálogo de quase 38 mil documentos atestam o sucesso do equipamento inaugurado há um ano por Cavaco Silva.
“A biblioteca conseguiu, neste primeiro ano de actividade, atingir o objectivo principal que era o de se tornar numa porta aberta a todos os públicos”, afirmou a vereadora Gracinda Leal na apresentação do programa comemorativo que decorre entre 09 e 14 de Dezembro.
Segundo a autarca o programa “segue a linha das actividades habituais da biblioteca” mas há a registar algumas novidades, entre elas o lançamento do projecto “E-conto”, iniciativa que visa a elaboração online de um conto colectivo com a participação dos munícipes.
O primeiro capítulo será colocado online no dia 14 de Dezembro cabendo aos munícipes, semanalmente, contribuírem
com os seus textos para a continuidade da história.
Antes de serem publicados, os textos, inéditos, são analisados por um júri que decidirá de acordo com a sua qualidade, originalidade e criatividade.
O projecto termina no dia 23 de Abril de 2009, Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, com a publicação integral do “E-conto”.
A Hora do Conto – uma das acções dinamizadas pela biblioteca ntre os dias 09 e 12 – vai ter convidados especiais, destacando-se figuras públicas que irão contar histórias e conversar com as crianças do jardins de infância e do primeiro ciclo do ensino básico.
O jornalista António Rebelo, do jornal “O Correio de Azeméis”, é o primeiro convidado, seguindo-se nas sessões seguintes Paulo Vitória, comandante dos bombeiros voluntários de Oliveira de Azemeís, Carlos Foneca, do grupo “GOTA”, Helena Terra, deputada da Assembleia da República, Ápio Assunção, presidente da Câmara local, e Hermínio Loureiro, presidente da Assembleia Municipal.
O programa inclui também, no dia 10, uma sessão do projecto de “Gerações Cruzadas” que propõe aos idosos de lares e centros de dia a construção de ornamentações de Natal.
No dia 12 (21h30) é lançado o livro “Intemporais Mares do Tempo” do poeta concelhio Luís Aguiar, e no dia seguinte, às 22h00, será a vez de Tavares Ribeiro apresentar a sua última obra “Exprimir a cor de sentir”.
No mesmo dia, 13 de Dezembro, decorrerá da parte da manhã (10h00) a sessão “Formação Geral do Voluntariado” da responsabilidade das técnicas do Banco de Voluntariado de Oliveira de Azeméis.
O dia 14 de Dezembro – em que se assinala o primeiro ano de funcionamento da biblioteca – reserva ao público um espectáculo musical para bebés, com início às 10h00, realizando-se uma hora mais tarde uma sessão em que serão distinguidos os leitores que mais estiveram em destaque desde a abertura do equipamento.
Todas as acções realizam-se nas instalações da BMFC, local onde está patente as exposições “Biblioteca – dos contos fazem-se encantos” e “Concurso de presépios”, mostra com 43 peças que os leitores podem apreciar e votar até ao dia 03 de Janeiro de 009.
Para apreciação do público estão também os trabalhos realizados no âmbito das actividades da “Hora do Conto e Oficina de Encantos”, “As Histórias do Anis Estrelado  para os manos dos bebés”, “Na biblioteca em férias” e “Gerações cruzadas”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo