Santo Tirso, Sociedade

Nove Instituições assinalam Dia Internacional da Pessoa com Deficiência em Santo Tirso

Para assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência reúnem-se em Santo Tirso, nove (9) instituições que, em conjunto, apresentam várias actividades dedicadas, especialmente, aos seus utentes. Entre danças, música, teatro e um workshop sobre “Vestuário Inclusivo”, a iniciativa a realizar amanhã, dia 03 de Dezembro, pretende ser memorável. O evento decorre entre as 14h00 e as 18h00, no Pavilhão Desportivo Municipal de Santo Tirso e vai reunir 9 instituições relacionadas com as pessoas com deficiência, acolhimento, integração e solidariedade social. 

O Centro de Apoio à Integração do Deficiente de Santo Tirso (CAID) assinala o arranque desta iniciativa com a actuação do Rancho Folclórico. Segue-se a dança “YOO”, pela Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Matosinhos. A Associação Criar Oportunidades à Deficiência (ACOD) apresenta um Workshop: intitulado “Vestuário Inclusivo” e a CerciMarco um momento de dança. O teatro também vai ter expressão artística pelas mãos da Obra Social e Cultural Sílvia Cardoso. A Casa de Acolhimento Sol Nascente apresenta um pequeno espectáculo de dança.  

A Associação Lavrense de Apoio ao Diminuído Intelectual (ALADI), a Obra Social Sílvia Cardoso e o Centro Social e Paroquial de Alfena são outras das instituições que vão integrar esta iniciativa, as duas últimas com momentos musicais e de danças tradicionais portuguesas, respectivamente. A CAID encerra este evento dedicado à pessoa com deficiência com um espectáculo de dança intitulado “One More Time”. 

No Pavilhão Desportivo Municipal de Santo Tirso vai ainda decorrer uma mostra de trabalhos realizados pelos utentes das diversas instituições. Tapetes, bijutaria, peças de cerâmica e pinturas em azulejos serão alguns dos materiais em exposição e disponíveis para venda.  

Desde 1998, o Núcleo de Apoio à Integração do Deficiente (NAID) luta para que os jovens com deficiência consigam integrar-se na vida social, através do desenvolvimento de diversas actividades que os estimulem e que os preparem para a vida em comunidade. O NAID é um equipamento social inaugurado em 2003 – depois de construído de raiz pela Câmara Municipal de Santo Tirso – e que acolhe actualmente 46 utentes. 

Artigo AnteriorPróximo Artigo