Arouca, Cultura, Sociedade

Biblioteca assinala ano vieirino – Arouca

Em 2008 comemoram-se os 400 anos do nascimento de Padre António Vieira, figura impar da cultura luso-brasileira. Para comemorar o ano vieirino, a Biblioteca Municipal de Arouca organiza a conferência “Mundivivência e Contemporaneidade em Padre António Vieira”, proferida por Renato Faria, Conselheiro da Embaixada do Brasil em Lisboa. A conferência terá lugar na sala polivalente da Biblioteca, no próximo dia 10 de Dezembro, a partir das 10:30, e é destinada a alunos e professores da Escola Secundária de Arouca.
 
A data escolhida para a realização desta conferência (10 de Dezembro) coincide com a comemoração dos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, um tema profundamente abordado na obra vieirina.
 
Padre António Vieira, religioso, escritor, diplomata, pregador/orador, teólogo e profeta, é, por muitos, considerado um homem de todos os tempos, tendo-se destacado pela sua luta contra a escravatura.
 
O conferencista convidado, Renato Faria, é Conselheiro da Embaixada do Brasil em Lisboa. Formado em Direito, seguiu a Carreira Diplomática. Em representação do seu país, passou por Bélgica, Japão, Roménia, Estados Unidos da América, Noruega e Irão.
 
Articulada com esta conferência, e de modo a dar a conhecer a personalidade vieirina num registo cinematográfico, a Biblioteca Municipal projectará o filme «Palavra e Utopia», realizado por Manoel de Oliveira, durante a tarde.

Artigo AnteriorPróximo Artigo