Póvoa de Varzim, Sociedade

Tradicionais Festas da Imaculada Conceição – P. Varzim

A 08 de Dezembro celebra-se o Dia da Imaculada Conceição, padroeira de Portugal e dos poveiros que a cidade festeja com actos solenes e actividades lúdicas.
Às 11h00, será celebrada uma Missa Solenizada no interior do Castelo, acompanhada a cânticos pelo Grupo Esperança Jovem da Lapa e sermão. Pelas 15h00, terá lugar o Grande Arraial, no Largo do Castelo, com a actuação do Grupo de Concertinas do Baixo Minho e Douro Litoral, Rancho Tricanas da Lapa, a tradicional subida ao pau encebado com surpresas e a queima dos bonecos de fogo preso e fogo de jardim e bouquet da imaculada.
Na véspera, às 21h00, saída da Capela do Castelo, a Procissão de Velas irá percorrer o seguinte itinerário: Rua Tenente Veiga Leal, Rua Dr. António da Silveira, Rua 31 de Janeiro, Rua Coronel Oudinott, Rua dos Ferreiros, Rua Costa Novo, Largo Elísio da Nova, Rua Tenente Valadim e Largo do Castelo onde terminará com a Bênção do Santíssimo Sacramento.
A partir de amanhã, dia 29, e até 7 de Dezembro, irá decorrer a Novena Preparatória, na Capela do Castelo, às 8h00.
As Festas da Imaculada Conceição terminam a 14 de Dezembro com uma Missa oferecida pela Comissão a todos os Benfeitores que contribuíram com as dádivas para as festas, às 8h00, seguida do Beija-Mão a Nossa Senhora.
A Fortaleza de Nossa da Conceição será, como habitualmente, o centro das várias iniciativas que integram o programa organizado pela Comissão de Festas da Imaculada Conceição do Castelo.

Artigo AnteriorPróximo Artigo