Cultura, Oliveira de Azeméis

Gastronomia portuguesa promovida nos EUA – Oliveira de Azeméis

Histórias, tradições e cerca de 150 receitas da cozinha tradicional portuguesa estão reunidas num livro de Alexandra Farela Ramos a lançar dia 03 de Dezembro em Newark, no estado americano de Nova Jérsia, anunciou fonte do Instituto de Cultura Ferreira de Castro.

A jornalista – actualmente radicada nos EUA – pesquisou durante três anos, num trabalho que lhe permitiu seleccionar várias ementas mediterrânicas, incluindo entradas, sopas, pratos de peixe e de carne e sobremesas, muitas delas de inspiração conventual.

“A gastronomia é um dos motivos de orgulho da nossa comunidade e, ao mesmo tempo, um ex-libris de Portugal”, disse Alexandra Farela Ramos.

“Tão importante como dar a conhecer as receitas é saber qual o percurso da cozinha portuguesa, as suas adaptações às mudanças sociológicas, as influências que teve”, acrescentou.

“Sabores de Portugal – histórias, receitas, tradições” – uma edição do Instituto de Cultura Ferreira de Castro, sedeado em Oliveira de Azeméis, em parceria com o “Atelier da Escrita” – inclui uma resenha histórica da evolução da gastronomia portuguesa.

Outra das curiosidades, é apresentar um conjunto de excertos de escritores portugueses onde é referenciada a nossa culinária.

Obras de Camilo Castelo Branco, Eça de Queiroz, Ramalho Ortigão, Fernando Pessoa ou Miguel Torga, são algumas das citadas.

O livro – com 154 páginas – será apresentado no cocktail “Sabores de Portugal” a decorrer dia 03 de Dezembro no Sport Club Português (Newark).

Durante a iniciativa será feita uma “prova” de petiscos e vinhos de várias regiões de Portugal

Artigo AnteriorPróximo Artigo