Cultura, Matosinhos, Sociedade

O Cine-Teatro Constantino Nery abriu as portas em clima de festa! – Matosinhos

Foram muitas as pessoas que saíram à rua, no sábado, dia 15 de Novembro, para assistirem à festa de inauguração do Cine-Teatro Constantino Nery. Um original espectáculo de teatro de rua marcou a reabertura desta centenária sala de espectáculos que a autarquia recuperou, devolvendo-a à população com um upgrade que a distingue das demais, quer ao nível arquitectónico, quer ao nível cultural.

O teatro de rua, desenvolvido pelas companhias Atelier (Lisboa), Balleteatro e Academia Contemporânea do Espectáculo (Porto), percorreu algumas das mais movimentadas artérias da cidade, desde a Marginal de Matosinhos até à Avenida Serpa Pinto.

Este foi, de certa forma, um convite arrojado e original lançado pela cerca de meia centena de actores e figurantes, em nome da Câmara Municipal, a toda a população do concelho para visitarem e usufruírem das potencialidades do Cine-Teatro Constantino Nery. Um convite sob a forma de espectáculo único, repleto de movimento e cor, que teve como mote o mar e a pesca.

A inauguração desta casa de espectáculos contou com a presença do Ministro da Cultura, Dr. José Pinto Ribeiro, que se juntou ao Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, e ao vereador da Cultura, Fernando Rocha, bem como aos restantes membros da vereação, neste momento de particular importância para Matosinhos e, – porque não assumi-lo – para o panorama cultural do Grande Porto.

Aliás, o Presidente da Câmara assumiu, durante a cerimónia de inauguração, que a autarquia quer que o Constantino Nery se transforme num permanente pólo de atracção da Área Metropolitana do Porto, apresentando uma programação vasta e diversificada, dirigida a diferentes públicos, sob a batuta da directora artística do Cine-Teatro, Luísa Pinto.

Para terminar com chave de ouro um dia particularmente festivo, a Orquestra de Jazz de Matosinhos deu um concerto, que encantou as centenas de pessoas presentes, com a participação de solistas convidados, os saxofonistas Chris Cheek, Mark Turner e Joshua Redman.

Ainda no âmbito da inauguração, vai-se realizar, na terça-feira, dia 18 de Novembro, pelas 21.30 horas, um concerto com o

Quarteto de Cordas de Matosinhos que tocará obras de Vasco Mendonça e Félix Mendelsshon-Bartholdy. A peça “Sétimo Céu”, de Caryl Churchill, pela Escola de Mulheres, e  com encenação de Fernanda Lapa, estreia quarta-feira, dia 19 de Novembro, pelas 21.30 horas, ficando em cena até ao dia 7 de Dezembro.

Esta peça destina-se a maiores de 16 anos e terá o seguinte horário: de quarta a sábado às 21.30 horas e aos domingos às 16 horas.

Poderá também visitar este nova sala de espectáculos, todos os dias da semana, com excepção das segundas-feiras, das 10.00  às 14.00 horas.

Refira-se que o Cine-Teatro Constantino Nery foi adquirido pela Câmara Municipal em 2001, por 360 mil euros, quando este se encontrava em avançado estado de degradação. As obras de recuperação do edifício começaram em Junho de 2007, cumprindo-se rigorosamente o projecto, orçado em 3,8 milhões de euros, da autoria do arquitecto Alexandre Alves Costa que, optou por apenas manter a volumetria e a fachada do antigo Cine-Teatro que abriu as portas, pela primeira vez, em 1906.

Informação sobre estacionamento
 
A aquisição de um bilhete para um espectáculo no Cine-Teatro Constantino Nery permite o estacionamento no Parque de Estacionamento da Docapesca, mediante o pagamento de 1 euro, sujeito ao seguinte horário:

Segundas a sábados: das 20.00 às 24.00 horas

Domingos: das 14.00 às 19.00 horas

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo