Santo Tirso, Sociedade

III Feira nacional de Presépios – Santo Tirso

Em Santo Tirso arranca no próximo sábado, dia 29 de Novembro, a partir das 14 horas, a III Feira Nacional de Presépios. 

Na Praça 25 de Abril – e durante os dias 29 e 30 de Novembro e 1 de Dezembro – os interessados poderão não só assistir ao vivo à execução de presépios como proceder à sua aquisição. Participarão nesta feira, 40 artesãos de todo o país (incluindo os Açores). 

Lembramos mais uma vez que até ao dia 4 de Janeiro, Santo Tirso recebe a III Exposição Internacional de Presépios, tendo como país convidado a França. Das várias dezenas de presépios expostos no átrio da Câmara Municipal de Santo Tirso, destaca-se pela sua imponência e dimensão (35 m2) o “le grand creche traditionnelle de Provence”.  

Recorde-se que em 2006 (primeira edição) estiveram expostos cerca de 500 presépios de coleccionadores portugueses e no ano passado foram 200 os presépios em mostra de vários coleccionadores espanhóis. 

Mas o átrio dos Paços do Concelho não é o único local a receber estes ícones natalícios, já que muitos deles estão expostos nos dois quartéis dos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso (cerca de 400) e também nas montras da cidade (150 presépios).

Artigo AnteriorPróximo Artigo