Póvoa de Varzim, Sociedade, Tecnologia

Parque do Gorgolito – nova estrutura em Rates para reduzir resíduos inaugurada segunda-feira – P. Varzim

No próximo dia 24 de Novembro, às 10h00, é inaugurado o Parque do Gorgolito, em S. Pedro de Rates.
Esta nova estrutura, com cerca de três mil metros quadrados, foi desenvolvida pela Lipor em conjunto com a Junta de Freguesia de Rates sendo que na inauguração vão estar presentes Macedo Vieira, na qualidade de Presidente do Conselho de Administração da Lipor e de Presidente da  Câmara Municipal, e Armindo Ferreira, Presidente da Junta de Freguesia de Rates.
O Parque do Gorgolito resulta de uma experiência-piloto da Lipor que tem como objectivo reduzir em 100 quilos por ano o volume de resíduos produzidos por pessoa. O projecto envolve não só a vila de Rates mas também as localidades de Senhora da Hora e Espinho.
Em Rates, calcula-se que cada habitante produz, anualmente, 500 quilos de resíduos. Para diminuir este número para os 400 quilos por pessoa, o Parque do Gorgolito inclui estruturas para a deposição dos chamados “resíduos verdes”, resultantes, por exemplo, das podas de jardim. Sem esquecer que Rates conta também com muitas explorações agropecuárias e uma prolífera indústria têxtil, no Parque do Gorgolito vai ser possível fazer a deposição de plásticos agrícolas e resíduos têxteis. A compostagem comunitária é outra das vertentes do Parque, permitindo àqueles que, por falta de espaço ou de outras condições nas suas casas, não podem praticar a compostagem caseira, uma prática habitual entre os habitantes de Rates.
O Parque do Gorgolito, também vocacionado para acções de educação ambiental, vai contar com a presença de um funcionário em permanência para prestar apoio aos utentes.

Artigo AnteriorPróximo Artigo