Trofa, Turismo

Trofa aposta no desenvolvimento do Turismo e adere à Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte

O Município da Trofa vai aderir à Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, de forma a promover o turismo no concelho. A integração da Trofa na Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte constitui requisito de acesso aos programas públicos de financiamento na área do turismo com recurso a fundos exclusivamente nacionais. 

Com a adesão à Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte vai ser facultada a dinamização dos produtos turísticos prioritários da região, bem como a realização de estudos e investigação, do ponto de vista turístico, com vista à valorização da oferta.  

À Entidade Regional de Turismo do compete ainda propor a classificação de sítios e locais de interesse para o turismo, fomentar a divulgação do património natural, arquitectónico e cultural, assim como o estímulo à tradição local em matéria de artesanato e criação artística.  

A região da Trofa é por si só detentora de uma vasto património natural e patrimonial e gastronómico, que potencia a atracção turística ao Concelho. O Castro de Alvarelhos é considerado Património Nacional, bem como a Igreja Matriz de Santiago de Bougado, com projecto de Nicolau Nazoni, o mesmo arquitecto que criou a Torre dos Clérigos, no Porto. Para visitar no concelho existem ainda os marcos miliários, na Casa da Cultura, e o museu de Arte Sacra, em Alvarelhos, bem como o vasto património natural e os percursos pedestres, já que cinquenta por cento do Concelho é constituído por floresta. 

Artigo AnteriorPróximo Artigo