Arouca, Cultura, Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Vale de Cambra

CULTURA/BREVES

Notícias breves de Cultura sobre acontecimentos marcados para este fim-de-semana no agrupamento de municípios do Entre Douro e Vouga.

AROUCA

Quadros dedicados a Fernando Pessoa

O 120º aniversário do nascimento de Fernando Pessoa (13 de Junho de 1888) é o mote de uma exposição de pintura – da autoria de Ana Garcia – patente na Biblioteca Municipal de Arouca até ao próximo dia 28.
Ana Garcia nasceu em Oliveira de Azeméis em 1946, rumando a Angola com apenas dois anos. Aí vive até 1975, regressando a África em 1978, desta feita para Cahora Bassa (Moçambique). Regressa definitivamente em 1982, radicando-se no seu concelho natal.
Frequentou o curso de Pintura do Centro de Arte de S. João da Madeira e o Centro de Arte de Desenho, Gravura e Serigrafia. No Centro Regional de Artes Tradicionais do Porto aprende também pintura em azulejo e olaria. Paralelamente ao trabalho artístico, tem trabalhado como professora, destacando-se a disciplina de Pintura na Universidade Sénior de Oliveira de Azeméis.

OLIVEIRA DE AZEMÉIS

Tomás Costa dá nome a galeria de arte

A galeria Tomás Costa na Praça da Cidade, em Oliveira de Azeméis, é inaugurada esta sexta-feira, às 21:00. A primeira exposição – patente até 20 de Novembro – é dedicada à vida e à obra do patrono do novo espaço.
O escultor Tomás Costa nasceu em 1850 na freguesia de Santiago de Riba-Ul, em Oliveira de Azeméis. Aos 20 anos aproximou-se do mundo artístico e, em 1885, ganha uma bolsa de estudo, em Paris (França). Em 1887, a sua escultura “Dançarino” é admitida no “Salon de Paris” e galardoada com uma medalha na Exposição Universal de 1889. Em Portugal a sua obra é reconhecida e consagrada em algumas estátuas.

S. JOÃO DA MADEIRA

Obra do padre António Vieira em análise

A vida e obra do padre António Vieira vai estar em destaque, esta sexta-feira, na Biblioteca Municipal de S. João da Madeira.
A partir das 17:00, o professor e escritor Miguel Real – especialista em cultura portuguesa – vai dissertar sobre a obra de Vieira, da qual é um grande investigador.
A sessão vai decorrer na sala polivalente da biblioteca e o público presente poderá dialogar com o orador.

SANTA MARIA DA FEIRA

“Paris” é proposta do cineclube local

O filme “Paris” – do realizador francês Cédric Klapisch – é a proposta do Cineclube de Santa Maria da Feira para ver este domingo no auditório da Biblioteca Municipal.
A sessão, de 130 minutos, está marcada para as 21:30.
Pierre (Romain Duris), um jovem bailarino, descobre que sofre de uma doença que lhe poderá ser fatal. A perspectiva da morte faz com que valorize a sua vida e a das pessoas com quem se cruza diariamente no seu bairro, seja a sua irmã (Juliette Binoche), os vizinhos ou os comerciantes.
Através de “um novo olhar” – como descreve o sítio da Internet cinema.ptgate.pt -, Pierre assiste ao desenrolar das histórias destas pessoas, dos seus problemas, dos seus encontros e das suas emoções.

VALE DE CAMBRA

Música, poesia e S. Martinho

O Centro Cultural de Macieira de Cambra apresenta este sábado “Vozes Trinadas I”, um espectáculo de música e poesia, marcado para as 21:30.
No final do espectáculo, pelas 22:30, a Câmara Municipal de Vale de Cambra conjuga cultura com as tradicionais castanhas e festeja o S. Martinho com um convívio a decorrer no exterior do edifício.
Os festejos contam com as actuações do grupo etnográfico “Terras de Cambra” e o Grupo Coral de Santo Aleixo.

Artigo AnteriorPróximo Artigo