Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Sociedade, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia

Canal online dedicado a promover o consumo equilibrado de energia

A primeira televisão portuguesa online dedicada a promover a mudança de comportamentos no consumo doméstico de energia foi ontem apresentada oficialmente.

“O objectivo principal da TV Energia é promover a mudança de comportamentos e a utilização racional da energia, que é um recurso finito”, referiu Vasco Ferreira, um dos coordenadores do projecto à margem da apresentação do canal, que decorreu ontem em Lisboa.

A “falta de informação” foi uma das razões que levou a equipa coordenada por Vasco Ferreira a criar um canal online onde serão exibidos três programas principais.

O “Inova Energia” é um magazine de informação que inclui rubricas como “estilo de vida eficiente”, em que figuras públicas partilham práticas sustentáveis.

No “Cinema ao Ar Livre”, o canal disponibiliza documentários e curtas-metragens sobre energia e alterações climáticas.

Já no “Eventos Energia” está garantida a cobertura de conferências e eventos sobre sustentabilidade energética.

O projecto é financiado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), através do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Eléctrica (PPEC).

Ao abrigo do PPEC 2008,a TV Energia recebeu um financiamento 313 mil euros.

A TV Energia estará “no ar” até 31 de Dezembro de 2009, mas a ideia da equipa é “continuar o projecto” e para tal já estão a “estudar alternativas de financiamento”.

O PPEC teve início em 2007, tendo nesse ano sido gastos 10 milhões de euros no programa, que geraram benefícios estimados em cerca de 52 milhões e uma poupança energética equivalente aos gastos de 195 mil famílias, de acordo com o presidente do conselho de Administração da ERSE, Vítor Santos, presente na apresentação.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo