Cultura, Póvoa de Varzim

Gonçalo da Silva Nova: estreia na escrita apadrinhada na Póvoa de Varzim

Gonçalo da Silva Nova apresentou, no passado sábado o seu livro de prosa poética, O Eu ___________ pelo Facilmente, no Diana Bar.
Rodeado pela família e amigos, o autor poveiro, que se aventura na escrita pela primeira vez, teve a seu lado Gonçalo de Vasconcelos e Sousa, seu antigo professor de Metodologia da Investigação na Universidade Católica, responsável pelo prefácio da obra e também pela sua apresentação no Diana Bar.
Sobre O Eu _________________ pelo Facilmente, Vasconcelos e Sousa notou “um livro de poesia madura, em que se nota uma escrita do Eu em relação com os outros. São uma espécie de solilóquios de intimidade.” E sendo da opinião que a melhor forma de apresentar o livro seria ler alguns dos poemas, assim o fez, intervalando a leitura com as características que encontrou na escrita poética de Gonçalo da Silva Nova: a “poesia melancólica”, “com momentos de relação com o divino, mas uma relação descomplexada”, “a conformidade com a indiferença”, “o relato de situações densamente vividas”, “poemas de um ritmo frenético”, “com mensagens subliminares”.

“Sou melhor a escrever do que a falar”, disse Gonçalo da Silva Nova, desculpando-se com a sua curta e tímida intervenção. Mesmo assim, não perdeu a oportunidade de agradecer ao seu antigo professor, que conheceu no âmbito da sua licenciatura em Som e Imagem, sem o qual o livro “não teria pernas para andar”. Respondendo a perguntas do público, o autor contou que O Eu _____________ pelo Facilmente nasceu ao fim de quatro anos de trabalho e, gracejando, disse que uma nova obra só daqui por um bom par de anos. No entanto, acabou por reconhecer que já se encontra a escrever novas coisas, sendo que se podem esperar novidades de Gonçalo da Silva Nova dentro de dois ou três anos.
O Eu __________ pelo Facilmente foi editado pela Papiro Editoras, uma editora relativamente recente mas que cuja aposta passa, essencialmente, pela publicação de novos autores.

Artigo AnteriorPróximo Artigo