Cultura, Póvoa de Varzim, Sociedade

Dia Nacional do Mar – Póvoa de Varzim associa-se às comemorações

A 16 de Novembro comemora-se o Dia Nacional do Mar. Antecipando as comemorações, a Biblioteca Municipal vai promover um conjunto de actividades entre os dias 14 e 15 de Novembro, associando-se, assim, a outros municípios portugueses que também comemoram a efeméride, cujo principal promotor é a Sociedade de Geografia de Lisboa.
As vertentes educativa e cultural são o fio condutor das actividades dinamizadas na Biblioteca Municipal, que incluem um ateliê infanto-juvenil e o lançamento de um livro. Assim, no dia 14, às 15h00, alunos do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico reúnem-se na Sala Infanto-Juvenil da Biblioteca para ouvir contar “Um Mar de Histórias”, por Sofia Azevedo Teixeira. Este é um ateliê onde o Mar é a personagem principal dos contos e os alunos “senhores” do destino de uma nova história, que vai ser criada a partir do cruzamento de vários contos. Uma actividade que, certamente, vai fazer a delícia dos jovens participantes que vão, assim, fazer uso da sua infinita imaginação, alimentados por um Mar que encerra muitos mistérios e que é presença constante na vida e História da Póvoa de Varzim.
No dia 15, às 17h00, e no Diana Bar, é lançado o livro Sete Séculos na Vida dos Poveiros da autoria de Óscar Fangueiro. Esta obra é o nº 19 da colecção “Na Linha do Horizonte – Biblioteca Poveira” e aborda a vida e origens de várias famílias poveiras do século XIV ao século XX, que estiveram ligadas à actividade piscatória. Para saber mais sobre Óscar Fangueiro e a sua nova obra, visite o portal municipal.
O Dia Nacional do Mar foi institucionalizado por Resolução do Conselho de Ministros. Este ano, e por iniciativa da Sociedade de Geografia de Lisboa, que todos os anos procura mobilizar os municípios portugueses para a celebração da efeméride, as comemorações têm como tema “O Oceano – Conhecimento e Cidadania”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo