Sociedade, Trofa

Comemorações Trofa 10 Anos começam já este fim de semana com gala Trofa 10 anos, rota das capelas, magusto tradicional e encontro de coros

Jantar Gala Trofa 10 Anos inaugura comemorações de dez anos de Concelho  

Inserido nas Comemorações do 10º aniversário do concelho, realiza-se no sábado, dia 8 de Novembro o Jantar Gala Trofa 10 Anos, no Pavilhão da Ráfia, antiga indústria de renome da Trofa. A Gala tem início às 20h00 e vai contar com a presença de centenas de trofenses, que adquiriram previamente o bilhete/convite e que se vão juntar para confraternizar e celebrar uma década de concelho da Trofa.  

Durante o jantar vão ser apresentadas diversas iniciativas relativas aos 10 anos de autonomia administrativa, de modo a enfatizar e relembrar aos presentes o esforço e as vitórias conseguidas que levaram à elevação da Trofa a Concelho, bem como o percurso percorrido ao longo destes 10 anos. No final da noite, a partir das 23h30, a zona de Bares, especialmente criada para a Gala, estará aberta a toda a população trofense, com entrada livre. 

 
 

 

 

Castanhas Assadas, tradição popular e muita animação no Aquaplace 
 

A Academia Municipal da Trofa – Aquaplace abre as portas à população e organiza o S. Martinho Tradicional, no dia 9 de Novembro pelas 15h00, no Aquaplace, incluído nas Comemorações Trofa 10 anos, que decorrem de 8 de Novembro a 14 de Dezembro. A iniciativa pretende juntar os trofenses para um convívio que conta com várias actividades desportivas ao ar livre, permitindo o desfrute do grande espaço verde circundante da academia.  

Haverá ainda lugar para a realização de jogos tradicionais, nos quais miúdos e graúdos irão querer certamente participar. A animação estará por conta dos ranchos folclóricos do Concelho da Trofa que prometem animar a tarde, onde não vão faltar as tradicionais castanhas assadas. Os ranchos folclóricos vão ainda recriar vários quadros tradicionais ligados à agricultura.  

 

Encontro de Coros

a 9 de Novembro

na Igreja Nova da Trofa 

Realiza-se no dia 9 de Novembro pelas 17h00 o encontro de coros, no âmbito das comemorações dos dez anos do Concelho da Trofa, iniciativa que é co-organizada pelo Grupo Coral da Paróquia de S. Martinho de Bougado e pela Câmara Municipal da Trofa.  

O encontro será na Igreja Nova da Trofa e conta com a presença do coro paroquial de S. Martinho do Bougado, com a Escola de Música de Moreira de Cónegos – Mormúsica, e com Grupo Coral de S. José. O Concerto vai incluir temas de Cat Stevens, G. F. Haendel, Giuseppe de Marzi, Fernando Lopes Graça, M. Groba, LW Beethoven, Manuel Luis Cardoso, Edgar Williams, Mário Neves, E. Gressin, Brahams, H. Rui Ferreira, Manuel Faria, bem como temas populares. No final, será ainda cantado o Hino e S. Martinho.  

 

“Rota das Capelas” nas rio do Concelho da Trofa comemorações do 10º aniversário

A Câmara Municipal da Trofa, conjuntamente com a Associação para a Defesa do Ambiente e do Património na Região da Trofa – ADAPTA –, vai organizar a Rota das Capelas, no âmbito das comemorações do 10º aniversário do Concelho da Trofa. A marcha está marcada para dia 9 de Novembro e tem início às 9h30, em Alvarelhos.  

A caminhada começa na capela de Santa Eufémia e prossegue com a passagem pela Tapada do Arco, Casa Gomes, Igreja Matriz, S. Roque, Sr.ª do Carmo, S. Barnabé, S. Marçal e Castro de Alvarelhos. A Rota das Capelas termina onde começou, na Capela de Santa Eufémia, onde irá decorrer um lanche convívio. A caminhada, que terá uma duração de aproximadamente cinco horas, incluindo o tempo de almoço e paragem nas capelas, está integrada no âmbito cultural, paisagístico e patrimonial, dando aos trofenses a possibilidade de conhecerem melhor o Concelho da Trofa. A dificuldade da caminhada é considerada média/baixa, contudo estará disponível pela Câmara uma carrinha na Quinta do Paiço, pelas 12h00, para transportar até Santa Eufémia os participantes que entretanto possam desistir. A participação na marcha é gratuita, no entanto o transporte até Alvarelhos e o almoço serão da responsabilidade dos participantes.  

O objectivo da Rota das Capelas é possibilitar o convívio entre os trofenses e facilitar o contacto com o Concelho e com o património histórico, bem como melhorar a condição física e a auto-estima dos locais. 

Artigo AnteriorPróximo Artigo