Educação, Oliveira de Azeméis, Sociedade

Projecto transnacional na Escola Secundária Soares Basto – Oliveira de Azeméis

Alunos e professores de Portugal, Espanha e Finlândia juntam-se à mesma mesa em Oliveira de Azeméis para partilharem sabores, culturas e tradições.

A Escola Secundária Soares Basto acolhe a terceira fase do projecto transnacional “Eurfood” entre quinta-feira e sábado, numa iniciativa que engloba, além da vertente gastronómica, exposições, intercâmbios e visitas à região.

“Há já muito entusiasmo na escola, num momento em que estamos a fazer os últimos preparativos”, disse à EDV Informação Graça Castro, da organização.

“Esperamos dar boas provas da nossa hospitalidade e capacidade de receber bem as pessoas”, frisou a professora da Escola Secundária Soares Basto.

“Queremos com a iniciativa tirar o máximo partido do intercâmbio de culturas e de tradições, de forma a que todos possamos aprender e enriquecermo-nos um pouco mais em termos pessoais e humanos”, afirmou Graça Castro.

“A comida regional e de dias de festa” é o tema dos trabalhos da terceira fase do “Eurfood” a decorrer em Oliveira de Azeméis.

 

As delegações são recebidas esta quinta-feira (09:30) na autarquia, antes de iniciarem as actividades programadas no âmbito do projecto para os três dias.

Já em Maio passado, quatro professores e dois alunos da Escola Secundária Soares Basto estiveram em Sotkamo (Finlândia), contactando com a realidade local em mais uma fase do “Eurfood”.

O projecto – enquadrado no programa “Grundtvig”, comparticipado por fundos comunitários – visa a divulgação das características gastronómicas e culturais das regiões e dos países envolvidos.

O resultado final será a edição de um “e-book” para a Internet, em que cada um dos três países envolvidos – Portugal, Espanha e Finlândia – dão a conhecer algumas das suas mais representativas especialidades (entradas, pratos de peixe e de carne e sobremesa).

O “Eurfood” iniciou a 17 de Janeiro deste ano em Sevilha (Espanha), onde vai encerrar em Abril de 2009.

Artigo AnteriorPróximo Artigo