Cultura, Oliveira de Azeméis

Paulo Neves inspira jovens autores da “Cadeira Parade 2007” – Oliveira de Azeméis

O escultor Paulo Neves, de Cucujães (Oliveira de Azeméis), é um dos artistas que serviu de inspiração aos alunos de uma escola básica de Paredes, autores da exposição “Cadeira Parade 2007”.

A mostra, que está patente no Clube Literário do Porto até esta terça-feira, engloba cerca de 40 cadeiras decoradas com base em obras de artistas nacionais.

A iniciativa, que partiu da Associação Empresarial de Paredes, pretende “chamar a atenção dos jovens para o sector do mobiliário”, daí a escolha da cadeira como objecto a ser transformado.

“O grande objectivo é através destes trabalhos divulgar a arte, dando a conhecer os nossos artistas”, disse à EDV Informação Irene Félix, uma das professoras envolvidas no projecto.

“Esta mostra tem tido um grande impacto desde a primeira hora, pelo que vamos continuar a desenvolver esta iniciativa na escola”, afirmou a docente, manifestando-se “muito satisfeita com a adesão do público”.

Os trabalhos foram realizados durante as aulas de Educação Visual, por estudantes com idades compreendidas entre os dez e os 16 anos, da Escola EB2/3 de Cristelo (Paredes).

A exposição inclui também cadeiras redesenhadas pelos professores, cujo tema, ao contrário da dos alunos, foi livre.

A “Cadeira Parade 2007” – já exposta em várias zonas do País – segue depois do Clube Literário do Porto para a Tate Modern, em Londres, que a adquiriu em leilão.

Entre os artistas que serviram de inspiração à mostra, além de Paulo Neves, contam-se nomes como João Cutileiro, José de Guimarães, Paula Rego, Almada Negreiros, Júlio Resende, Júlio Pomar ou Vieira da Silva.

Artigo AnteriorPróximo Artigo