Cultura, Póvoa de Varzim, Sociedade

Pensar o Futuro – o sector têxtil em análise, na Póvoa

   Um evento pioneiro, tanto a nível nacional como local, para abordar o sector têxtil e de vestuário nas suas mais variadas vertentes é o que se pretende com a iniciativa “Pensar o Futuro”, que vai decorrer no Diana Bar, de 3 a 5 de Outubro.
            Durante três dias, uma exposição sobre a evolução do traje, desde a época castreja aos nossos dias, acções informativas sobre saídas profissionais ligadas ao sector têxtil, atelês práticos nas mais variadas áreas, como a estampagem, a elaboração ao vivo de peças em teares tradicionais por alunos do mapadi e um debate sobre “Comércio, têxtil e moda”, são os principais componentes desta iniciativa, que pretende promover a inovação e modernização do sector têxtil e do vestuário, incentivar as profissões ligadas a estas actividades através de uma mostra viva e fomentar um debate aberto sobre o têxtil, a moda, comércio, marcas e marketing.
            A exposição é oficialmente inaugurada no dia 3, às 10h00, e é composta por 16 trajes, que demonstram a evolução do vestuário, materiais e técnicas ao longo dos séculos, incluindo ainda uma forte componente pedagógica, com toda a informação disponível sobre saídas profissionais ligadas ao têxtil, destinada às escolas que vão realizar visitas guiadas a este espaço. O público em geral pode também visitar o Diana Bar, de 3 a 5, entre as 10h00 e as 18h00.
                   Quanto ao debate “Comércio, têxtil e moda”, realiza-se também no dia 3, às 21h30, no Diana, e conta com a participação de nomes conhecidos como Manuel Serrão, ligado à moda e à organização do Portugal Fashion, Paulo Gameiro, do Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal (citeve), Alberto Rocha, consultor de marcas e Paulo Vaz, da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (atp), entre outros. A encerrar o debate estará também presente o vice-presidente da Confederação da Indústria Portuguesa (cip), João Costa, e do presidente da Câmara Municipal, José Macedo Vieira.
                   “Pensar o Futuro” é promovido pela Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, com o apoio da Câmara Municipal e a organização de Fernanda Valente,  Odete Costa e Pedro Nero Guimarães, sendo aberto à participação de todos os interessados.

Artigo AnteriorPróximo Artigo