Cultura, Oliveira de Azeméis

Banda Amizade nas comemorações do Dia Mundial da Música – Oliveira de Azeméis

O Dia Mundial da Música é comemorado em Oliveira de Azeméis com um concerto da Banda Amizade, no dia 03 de Outubro, no cine-teatro Caracas.  
Às 21h30 os elementos da mais antiga banda da cidade de Aveiro sobem ao palco para mostrarem a sua qualidade artística através da qual têm projectado nacional e internacionalmente a colectividade.  
Com raízes no ano de 1834 a banda tem-se mantido alicerçada em sucessivas gerações de músicos, maestros e directores, conseguindo a sua consagração no país e no estrangeiro. 
Tem participado em festivais e concursos e foi premiada por diversas ocasiões. Além disso, em mais de um século e meio de existência, foi distinguida com as medalhas de ouro e prata da cidade de Aveiro.  
Do seu currículo salientam-se participações em Portugal, Alemanha, França, Suécia, Espanha e Itália com a conquista de vários prémios.  
A Banda Amizade possui uma escola de música, orquestra juvenil e uma big-band premiada em diversos concursos. Organiza ainda, anualmente e desde 2001, um estágio para instrumentistas de Sopro (Verão Amizade).  
A Banda é dirigida pelo maestro Carlos Marques, licenciado em Teoria e Formação Musical pela Universidade de Aveiro. Durante nove anos integrou a Orquestra Ligeira do Exército.  
Desempenha funções docentes no conservatório de música da Jobra, Escola Superios de Educação e Instituto Piaget em Viseu.  
Carlos Marques é compositor da editora Molenaar Editions BV (Holanda) tendo editadas cerca de 100 peças entre originais e arranjos. 
Com a Banda Amizade obteve em 2006 o 3º prémio da 1ª secção do CIBM (Valência, Espanha), em 2007 o 3º prémio no Concurso Internacional Villa d’Alginet (Espanha) e, em 2008, o 3 º prémio no Concurso Internacional Ateneu Vilafranquense. Com a Amizade Big Band obteve o 3º prémio no I Concurso Nacional de Big Bands, em Alcobaça. 
 

Artigo AnteriorPróximo Artigo