Sociedade, Trofa

Saúde Porta a Porta na Trofa

A Câmara Municipal da Trofa lançou em Abril de 2006 o Trofabus, um autocarro adaptado com valências multimédia e biblioteca que percorre todas as freguesias, levando assim, informação e lazer a todo o concelho. Paralelamente, este autocarro desempenha também um papel importante e crucial na área da saúde, nomeadamente ao nível da prevenção.  

Assim, a Câmara Municipal da Trofa foi uma das autarquias pioneiras, a nível nacional a levar a saúde mais perto dos cidadãos, permitindo que os rastreios de saúde cheguem a todas as oito freguesias da Trofa, a pessoas que de outra forma não teriam possibilidade de efectuar rastreios periódicos.  

O Trofabus percorre as freguesias, em locais chave, de acordo com uma grelha pré-estabelecida e distribuída pela população. 

Este projecto que decorre há dois anos conta com a parceria da Cruz Vermelha – Delegação da Trofa e permite a realização de rastreios de colesterol, diabetes, tensão arterial e peso. Desta forma, os utentes verificam e acompanham o estado geral da sua saúde, sendo ainda possível efectuar despistes precoces de eventuais problemas mais graves, havendo nesses casos o respectivo encaminhamento para os centros de saúde. Nestas sessões os utentes recebem ainda conselhos para uma vida mais saudável e com maior qualidade de vida.  

Entretanto, ao longo destes dois anos de trabalho junto da população em geral, a equipa técnica que desenvolve este projecto, tem constatado uma maior preocupação dos trofenses relativamente a questões de saúde, constatando que a população está mais informada, mais esclarecida e mais interessada.  

Artigo AnteriorPróximo Artigo