S. João da Madeira, Sociedade

Passeios pela história da cidade marcam jornadas de Património – S. João da Madeira

Pela terceira vez consecutiva, S. João da Madeira, aderiu, através do Museu da Chapelaria, às Jornadas Europeias de Património promovidas, em Portugal, pelo Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR). 

A decorrer ao longo dos dias 26, 27 e 28 de Setembro, a edição deste ano contempla um conjunto diversificado de acções que pretendem levar os sanjoanenses a reencontraram-se com o seu património. 

Já nesta sexta-feira, o programa abre com visitas pedestres pela cidade e pela sua história (início às 10 e às 15 horas), sendo necessária inscrição prévia pelo telefone 256 201 680. O roteiro inclui fábricas, monumentos, os Paços da Cultura (em particular o Arquivo Histórico da Cidade) e a Biblioteca Municipal, neste caso com especial atenção à sala do fundo local. Actividades para repetir no dia seguinte (27 de Setembro), às 10 horas.

 

Oficinas de trabalho 

No sábado, há ainda duas oficinas no Museu da Chapelaria. A primeira está marcada para as 16 horas e intitula-se “À Descoberta do Feltro”, destinando-se a crianças e jovens entre os 7 e os 16 anos. O objectivo é levar os participantes a descobrirem o fascinante mundo do feltro e as suas potencialidades enquanto matéria-prima de trabalho.

 

“À conversa com os chapeleiros” é a segunda oficina, com início às 17H00 e aberta ao público em geral. Neste caso, pretende-se reforçar o vínculo entre o património e as pessoas, através de uma tertúlia com antigos trabalhadores que permitirá escutar muitas histórias sobre a actividade dos operários deste sector, os chamados “Unhas Negras”.

 

No domingo, 28 de Setembro, último dia das jornadas em S. João da Madeira, o programa é preenchido com mais oficinas de trabalho no Museu da Chapelaria, para crianças: “Chapelaria em Palavras Cruzadas”; “Trivial da Chapelaria”; “Uma aventura no Museu” e “Chapéus há muitos”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo