Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Sociedade, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia

Outono começa hoje às 16:44 em Portugal continental

O Outono começa hoje quando forem 16:44 em Portugal continental, acompanhado por condições meteorológicas características desta estação do ano, como aguaceiros e uma pequena descida da temperatura.

O Outono vai prolongar-se até ao próximo Solstício, que ocorre no dia 21 de Dezembro às 17:04, em Portugal continental.

A chegada do Outono antecede a alteração da hora, que acontece no próximo dia 26 de Outubro, dando início à chamada Hora de Inverno.

Nesse dia, quando forem 02:00 em Portugal continental, os relógios deverão ser atrasados 60 minutos.

O equinócio do Outono no Hemisfério Norte marca o “instante em que o Sol, no seu movimento anual aparente, cruza o equador celeste”, de acordo com a definição do Observatório Astronómico de Lisboa.

Equinócio é uma palavra de origem latina que significa “noite igual ao dia”, dado que, nestas datas, dia e noite têm igual duração, precisa ainda a mesma fonte.

Para hoje, o Instituto de Meteorologia prevê céu geralmente muito nublado, aguaceiros por vezes fortes, acompanhados de trovoadas e queda de granizo e ainda uma pequena descida da temperatura máxima.

Artigo AnteriorPróximo Artigo