Cultura, Matosinhos, Sociedade

Os Hospitalários no Caminho de Santiago – Matosinhos

Os dias 11 a 14 de Setembro ficaram marcados por mais uma edição dos “Hospitalários no Caminho de Santiago”, iniciativa que visa promover os Caminhos de Santiago no concelho de Matosinhos, bem como um dos monumentos mais emblemáticos do Norte do país – o Mosteiro de Leça do Balio – através da recriação da época medieval, com os seus costumes, tradições e vivências.

Assim, e no decorrer desta edição, foram múltiplos os motivos para uma visita à zona envolvente ao Mosteiro de Leça do Balio, onde imperou a diversão e onde foi possível observar os mais diversos animadores, com indumentária, cantares e dizeres a preceito.

Saltimbancos, torneios a cavalo, acampamentos militares, passeios de burro, liças de armas, concertos, ceias medievais, tabernas medievais, tendas de artesanato, falcoaria, visitas guiadas ao Mosteiro, não faltaram iniciativas para fazer o deleite de miúdos e graúdos.

A recriação do casamento de D. Fernando com D. Leonor Teles no Mosteiro de Leça do Balio, com quatro centenas de convidados e uma multidão na zona exterior a acompanhar a cerimónia em ecrã gigante constituiu, sem dúvida, um dos pontos mais altos desta festa dos tempos medievais. Este ano, a recriação deste casamento sofreu algumas mudanças, com os noivos a juntarem-se apenas ao público depois da cerimónia e com a luta, que se seguiu ao casamento, contestado pelos críticos de D. Leonor, mal amada entre o povo, a contar com espadas num confronto bem mais realista.

Marcaram presença nesta iniciativa o Vereador da Cultura e Animação, Fernando Rocha e o Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, que fez um balanço positivo do certame prometendo uma nova ampliação do seu perímetro de realização para os próximos anos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo