Póvoa de Varzim, Turismo

Discutir a Competitividade – Dia Mundial do Turismo comemorado na Póvoa a 25 e 27 de Setembro

 No âmbito do Dia Mundial do Turismo, o Posto de Turismo da Póvoa de Varzim leva a cabo um conjunto de iniciativas a 25 e 27 de Setembro, que incluem um seminário, uma Mostra de Produtos e Serviços e ainda a distribuição de ofertas aos turistas.
“Turismo – Factor de Competitividade” é o tema do seminário que, a 25 de Setembro, decorre no Posto de Turismo. Este começa às 10h30 com a apresentação dos resultados do concurso “Selo Municipal de Qualidade na Restauração – 2008”, por parte de Afonso Oliveira, Vereador do Pelouro do Desenvolvimento Socioeconómico. Esta é a primeira edição deste concurso, e visa distinguir os estabelecimentos de restauração que apresentem uma melhor qualidade de serviços, tendo para isso um júri especializado visitado os estabelecimentos concorrentes, avaliando parâmetros como a gastronomia, a qualidade do atendimento, as instalações, a higiene e segurança, entre outros. Os estabelecimentos que receberam uma avaliação positiva vão agora receber o Selo de Qualidade, uma iniciativa que a autarquia, através do Pelouro do Desenvolvimento Socioeconómico, espera desenvolver bienalmente. No âmbito deste concurso é ainda editada uma brochura, lançada também no dia 28. 
O seminário continua durante todo o dia, com o desenvolvimento dos temas “Os eventos como factores de dinamização do Turismo”, “A GAMP e a reorganização das estruturas regionais de Turismo”, “Plano de Acção para o Turismo no Norte de Portugal” e “As normas de segurança para o sector de Hotelaria e Restauração”, sendo que cada tema é seguido de um período de debate. No portal municipal pode ser consultado o programa completo do seminário, bem como os moderadores e intervenientes de cada painel.
Os interessados em participar neste seminário devem inscrever-se no Posto de Turismo. As inscrições são gratuitas e limitadas a 100 participantes.
Paralelamente ao seminário, e na Praça Marquês de Pombal (junto ao Posto de Turismo) decorre uma Mostra de Produtos e Serviços para o sector turístico, entre as 10h00 e as 12h30 e as 14h00 e as 17h30, dirigida não só ao sector hoteleiro, mas também ao público em geral. Ali vão estar reunidos cerca de 12 expositores, no que pretende ser um espaço de apresentação das empresas que, no concelho, oferecem uma gama de produtos e serviços que servem os vários sectores de actividade turística, tais como a venda e manutenção de equipamentos, consultoria, animação, entre outros.
A 27 de Setembro, Dia Mundial do Turismo, os turistas hospedados em estabelecimentos hoteleiros do concelho vão ser presenteados com ofertas e aqueles que se deslocarem ao Posto de Turismo vão ser alvo de uma recepção especial, pois vão ter a oportunidade de degustar produtos gastronómicos locais e receber lembranças.

Artigo AnteriorPróximo Artigo