Economia, S. João da Madeira

Prémios GAPI distinguem marca Chibs na categoria “Design” – S. João da Madeira

A Chibs – com um novo conceito de sola de couro injectado de borracha – foi uma das marcas que arrecadou quarta-feira os “Prémios Inovação na Fileira do Calçado” na categoria “Design”.

Atribuídos durante a feira de calçado MICAM, em Milão, pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e pelo Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP), os Prémios Inovação na Fileira do Calçado (GAPI) premeiam, em várias categorias, as empresas portuguesas que mais se distinguem no desenvolvimento de calçado de elevado valor acrescentado e que utilizam matérias-primas inovadoras.

O júri dos GAPI é constituído por representantes do INPI, do CTCP, do Centro de Formação Profissional da Indústria de Calçado, da AICEP Portugal e da Associação Portuguesa dos Industriais do Calçado, Componentes, Artigos de Pele e Seus Sucedâneos (APICCAPS).

A marca Chibs, da fábrica de calçado Evereste, de S. João da Madeira, desenvolveu, em parceria com o estilista Luís Henrique, um “novo conceito de sapatilha All Star” que se distingue pela sola de couro injectada de borracha e pelas duas formas alternativas (uma mais quadrada e a tradicional bicuda).

O conceito está a ser pela primeira vez apresentado nesta edição da MICAM.

Constituída há 66 anos e também detentora das marcas Cohibas, Evereste e Fugato, a Evereste exporta actualmente 40 a 45 por cento da sua produção sobretudo para França, Bélgica, Grécia, Rússia e Polónia.

Segundo o gestor de marketing da empresa, André Fernandes, o mercado espanhol teve já também um peso considerável nas vendas, mas os clientes locais revelaram-se “muito indisciplinados” e a Evereste optou por abandoná-lo.

Actualmente gerida pela terceira geração da família, a empresa de S. João da Madeira emprega 60 funcionários e factura cerca de 3 milhões de euros.

Artigo AnteriorPróximo Artigo